Quando é reconhecido o cada vez maior prolongamento da idade da adolescência, pelo menos nas sociedades ocidentais mais desenvolvidas (no sentido comum do termo), e sendo conhecidas as catacterísticas dessa etapa do crescimento do indivíduo, fará sentido antecipar a idade do voto (*) para os 16 anos, como acabou de fazer a Áustria?
A mim não me parece nada sensato! Diria mesmo mais: parece-me assustador!
(*) para todos os escrutínios de sufrágio universal
A mim não me parece nada sensato! Diria mesmo mais: parece-me assustador!
(*) para todos os escrutínios de sufrágio universal
4 comentários:
Também não me parece nada sensato. O que os terá levado a tomar essa opção?
Se for para que os jovens tenham mais poder para interferir na defesa do que considerarem os seus direitos, talvez lhes saia o tiro pela culatra.
1ª pergunta: esses jovens cidadãos e agora eleitores tem capacidade de escolha, isto é sabem quanto custa um pão, um quilo de batatas ou uma central eléctrica?
2ª pergunta esses novos eleitores tem experiencia suficiente para avaliar mesmo que levemente o sistema nacional de educação'
3ª pergunta esses agora decididores poderão com um mínimo de sensatez avaliar o bem fundado de uma lei anti-aborto ou de um regulamento sobre a emigração clandestina'
A Austria é um país admirável. às vezes demasiadamente... basta ver como de aliados de Hitler passaram a vítimas dele...
Mas é de facto um país com que se pode aprender algo. Mas isto? francamente---
d'Oliveira e não d'0iveira: alguém sabe como se pode corrigir isto?
Já estou a ver os partidos a contratarem os jovens artistas dos morangos com açúcar ou a floribela para as suas listas.
Um dos argumentos a favor, que já apareceu por aí, é se um jovem com 16 anos pode ser acusado e condenado, então, porque não deve dispor do direito de votar? Nesta linha de pensamento, também os miúdos que estão nas chamadas casas de correcção deveriam poder votar.
Decisão extrema por decisão extrema, os austríacos bem poderiam ter decidido atribuir o direito de voto apenas a partir do momento em que o jovem adquire o estatuto de população activa? Neste caso, talvez se fizesse alguma luz
O que é se passou na Áustria? Provavelmente o governo mandou fazer uma sondagem e concluiu que só ganharia as eleições se desse direito de voto a essa nova faixa etária e foi o que fez. Sinais dos tempos.
Tenho também algumas dificuldades em compreender as motivações de uma medida destas (se não quiser aderir às de JSC). Sobretudo nos dias de hoje.
A verdade é que nos meus 16 anos eu já me metia em tudo e mais alguma coisa: dirigente partidário em representação da jotinha, presidente da Associação de Estudantes, membro do Conselho Municipal, presidido pelo Primo de Amarante (!), cronista de jornais e o mais que houvesse.
Enviar um comentário