14 junho 2007

Alterações

Após uma jantar-debate que o Incursões organizou na Universidade do Porto, há já dois anos, ingressei neste mundo dos blogues, mais propriamente neste mundo do Incursões.

Para saber há quanto tempo andava por cá, recuei nas páginas do Incursões até Maio de 2005. Nessa viagem do tempo pude ver textos excelentes. Deliciei-me a relembrar alguns deles. E confirmei aquilo que penso dos blogues. É um meio muito interessante de comunicação mas padece do mesmo mal de outros meios: parece que tudo é instantâneo, um texto tira o outro da visão imediata e também da memória imediata. Tudo passa a correr.

Paradoxalmente, esta viagem no Incursões fez-me perceber que pode não ser assim e, se tivermos tempo, sabe bem percorrer outras páginas que não as que estão acessíveis no imediato.
Bom, tudo isto para vos falar das recentes alterações no Incursões. No jantar de comemoração do seu terceiro aniversário colocou-se a questão de se verificar se os inscritos como contribuidores que há muito não participavam estariam interessados em manter esse estatuto.

Feita a ronda um ficou e os outros saíram. As razões que invocaram são, em parte, também as minhas razões para não escrever mais: a falta de tempo. Uma outra questão que foi referida foi o facto de o Incursões se ter afastado um pouco do seu destino original, ou seja, um blogue mais virado para a justiça. De facto, se percorrermos actualmente este blogue verificamos que tal corresponde à verdade.

Tudo tem um período de crescimento e, nesse crescimento, as coisas levam rumos muitas vezes não esperados. E ainda bem que é assim porque a vida é feita de mudança.
Tenho pena pelas saídas dos nossos companheiros mas esperamos que isso não implique a sua não contribuição quer como leitores quer com comentários.

Ficou o Simas Santos, a quem saúdo fortemente pela decisão. Entretanto entrou mais um Contribuidor, o JSC, e regressou o saudoso Carteiro.
Bem vindos aos dois.

Já agora, e em jeito de continuação do nosso último jantar, convido os nossos queridos e queridas companheiras do Incursões a comemorar o prolongamento do S. João no Porto em minha casa. E digo prolongamento porque a ideia seria fazermos o jantar após o S. João, num dos fins-de-semana seguintes.
Que vos parece?

12 comentários:

Primo de Amarante disse...

Caríssima Amiga:
Não foi na Universidade do Porto, mas no Restaurante Panorâmico da Universidade Católica. Quem se ocupou desse evento fui eu e o Lemos Costa. Lembra-se?!...Até lá estava o vice-reitor, Cónego (agora presidente do cabido) Arnaldo de Pinho. O Lemos Costa está jubilado e já próximo da condição episcopal. Eu continuo aposentado e mais harmonizado com a natureza dum sacristão.
O incursões faz parte da nossa família e, por isso, lá vamos espreitar todos os dias, continuando a sentir o pulsar dos amigos.

No S. João tenho a minha filha e o meu genro cá. Além disso, a minha sogra com 99 anos (altura em que se tornou muito boa sogra: já só tem vida vegetativa) está acamada em minha casa. Problemas de velhos que olham por velhos e, de vez em quando, têm a visita dos filhos. Espero que me dispense!

O meu olhar disse...

Claro que me lembro. Foi um lapso. Aliás, foi pela sua mão e com a concordância do Lemos Costa que eu entrei no Incursões. Não esqueço. Obrigada.

Já agora, e que tal voltar para o Incursões, seguindo o belíssimo exemplo do Carteiro?
Pense nisso.

Quanto ao jantar a minha proposta é que seja num fim-de-semana a seguir ao S. João. Por isso a questão da sua filha fica arrumada (salvo seja!). Quanto à sua sogra… uma dispensa para estar com os amigos não é uma boa ideia?

Kamikaze (L.P.) disse...

Por mim arremato já o seu cnvite.

Quanto às razões do compadre: faço minhas as sua palavras de resposta e acrescento:
compadre, as palavras amigas mas virtuais não nos bastam, é hora de voltar ao contacto pessoal, do qual, com tantas razões que sempre apresenta para dele ser dispensado, quase levam a pensar que nos foge deliberadamente... :(

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Congratulo-me com este "stop and go", que permitiu ver quem de facto quer continuar activo no Incursões.
Quanto ao convite para jantar, ele pode recusar-se?
O compadre/primo sabe que tem aqui pessoas que o apreciam e que têm sempre a porta aberta - assim ele o queira, não é?

carteiro disse...

Meu olhar: eu, por mim, até poderia dizer que estou disponível para ir jantar todos os dias a sua casa. Mas pareceria mal. Por isso, deixo só a minha disponibilidade para o tal jantar, a seguir ao S. João.

Quanto ao primo/compadre, estou como diz a Kami: o homem anda fugidio, embora eu não me possa queixar porque, pelo menos, a mim visita-me de vez em quando para um café. E a quem pensa ele que engana? Então não é ele que, de vez em quando, nos presenteia no Margem Esquerda com uns postais de alegras almoçaradas com os amigos?
Por isso, primo/compadre, veja lá se desta vez aparece.
Abraços

JSC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JSC disse...

Confirmo o que diz o Primo d’Amarante e meu amigo desde os tempos em se discutia Trotsky (em locais privados). A mim parecia-me interessante que apesar das mudanças o Incursões mantivesse um pendor para as causas da Justiça, o que além do mais é um tema profundamente actual. Contudo, como não sou da área apenas posso mandar uns palpites. Quanto ao convite para o jantar, é óbvio que aceito.

Primo de Amarante disse...

Estou certo que, pelo menos as pessoas que me conhecem, gostam de mim. Tenho um feitio tratável e procuro orientar a minha vida por princípios e valores (passe a imodéstia). Mas a questão é outra: primeiro, por vezes sinto-me cansado do meu próprio blog ; segundo, quando saí do incursões, fi-lo por solidariedade com Lemos Costa. Foi ele um dos criadores do incursões e foi, por causa dele, que entrei, na primeira hora, para colaborador. Não me sentiria bem, se regressasse sem ele. Vou estar em Melgaço com Lemos Costa na próxima Quinta-Feira, num daqueles almoços que fazemos de tempos a tempos. Como vai haver fados, pode ser que, no entusiasmo do convívio, o convença. Devo dizer, entretanto, que sei avaliar o interesse da minha entrada e sinceramente o meu regresso não traz nenhuma mais-valia. Sinto-me melhor em usar a benevolência de me deixarem colocar algumas dicas em comentários.

Um abraço para todos

Primo de Amarante disse...

Só mais uma coisinha: contaram-me uma anedota e fartei-me de rir. Um filósofo dizia que o riso é uma forma superior das boas almas se encontrarem. Tendo isso presente, passo a contá-la:

“Um grupo de anões resolve jogar futebol num domingo e alugam um campo.

Formadas as equipas, cada jogador pega no seu equipamento. Quando reparam que o
campo de futebol não tem balneário, resolvem perguntar ao sr. Jorge, dono de uma
tasca que existia ao lado do campo, se podiam utilizar a sua casa de banho para trocar de roupa.

O dono diz que não há problema nenhum, e lá vão eles.

As duas equipas entram na tasca, vão até à casa de banho, vestem-se e começam a sair: primeiro, a equipa de azul; e depois, a de vermelho.

Um bêbado, que estava sentado ao balcão e numa postura ensimesmada, não reparou na entrada das equipas.

Vê sair, passando por ele, a equipa de azul.

Estranha, levanta a cabeça e continua a beber.

Quando, ao fim de pouco tempo, vê passar a equipa de vermelho, vira-se para o dono do bar, e diz:

- Jorge! Eu não tenho nada com isso... mas os teus matrecos estão a dar à sola...

O meu olhar disse...

Fico muito contente por aceitarem o meu convite. Fica então combinado, esperando que a resposta dos que ainda não responderam ao desafio o façam afirmativamente. Proponho o jantar para o dia 29 de Junho, logo a seguir ao S. João. Está bem para todos?

Compadre, excelente ideia essa de falar ao Lemos Costa. Pode ser que ele aceite regressar e… consigo. Isto deu-me uma ideia: porque não traz o Lemos Costa ao jantar cá em casa? Teríamos muito gosto nisso, mesmo muito.

Já agora, rimo-nos a bom rir com a anedota!

M.C.R. disse...

É bom ver (ler) o compadre Esteves.
Eu gosto dele há tantos anos que já nem me lembro: um homem de paixões com um faro extraordinário para a postura mais digna. Teimoso também mas um tipo que vale a pena conhecer. E, no meu caso, reconhecer ali uma inteligência e uma frontalidade invulgares.
Espero que de vez em quando passe por cá, já que não lhe apetece estar cá.
é bom dizer que aceito e agradeço o convite para o post S João, olha logo eu... É como se lá estivesse já!

Primo de Amarante disse...

Eu vi logo que M.C.R. me compreenderia!