06 agosto 2007

Força de bloqueio

Será que é só uma questão de tempo até vermos Cavaco Silva, o próprio autor do conceito, apodado de "força de bloqueio"?

[...]«questiono-me sobre se nos podemos dar ao luxo de prescindir dos que já relevaram as suas altas qualificações e já deram provas das suas responsabilidades.”»

Desconheço a razão ou desrazão das posições assumidas por Dalila Rodrigues e que terão levado à não renovação da sua comissão de serviço como directora do Museu Nacional de Arte Antiga. Mas sei que a nova dinâmica deste museu era mais que patente (os números confirmam-no) e, ao que leio, em grande parte devido ao meritório trabalho daquela. E sei também que, ao mais que inquietante facto de ser já óbvio que, de novo, para um funcionário público dizer o que pensa a bem dos serviços/público a que se destinam terá de ter um enorme desprendimento pela sua carreira, se soma, agora, o facto de já haver muitos que sentem que não basta o silêncio para se protegerem e tomam a iniciativa de se desmarcarem... Ok, os heróis são por definição uma minoria, mas seria preciso isto? :

1 comentário:

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Só visitei uma vez o MNAA, muito tempo antes da gestão de Dalila Rodrigues. As notícias que chegam dão conta, é certo, do seu bom trabalho, a exemplo do que já havia sucedido no Museu Grão-Vasco, em Viseu. Todavia, continuo a pensar que um quadro dirigente da administração pública que expressa publicamente, designadamente em entrevistas em jornais, a sua discordância com a política do ministério a que pertence não pode estar à espera de se manter no lugar por muito mais tempo. Sob pena de, depois, considerarmos que o ministro da tutela é um banana, que não se importa de ver colocadas em cheque as suas opções por um seu subordinado.