19 agosto 2007

Futebol


Ontem fui ver o Braga-Porto. Isto constitui um acontecimento na minha vida já que, até agora, só fui ver cinco jogos, sendo que o primeiro foi há perto de trinta anos. Um Sporting-Porto, em Alvalade. A memória que me ficou desse jogo não foi a qualidade do mesmo, nem tão pouco o resultado. Não me lembro qual foi. O que ficou foi o ambiente de agressividade, os palavrões. Para compreenderem melhor do que falo apenas digo isto: fiquei do lado dos adeptos do Sporting. Não pude, portanto, dar largas ao meu entusiasmo. Lembro-me que fiquei calada, todo o jogo, com uma vontade danada de sair dali para fora.

O segundo jogo foi nas Antas. Tratou-se da despedida de Rui, guarda-redes do Porto, na época meu vizinho.

O terceiro foi a Selecção Portuguesa, em Agueda. Um jogo para esquecer pelo péssimo futebol.

O quarto foi a selecção dos Sub 21, no Bessa. Jogo muito bom, que Portugal ganhou.

E agora, este Braga-Porto. E o que me levou a mim, adepta fervorosa do Futebol, mas na TV, a ir ver este jogo? Bom, o que me convenceu a ir foi o meu filho mais novo, o Pedro. Numa família normal quem iria acompanhar o filho seria o pai. Pois era. Só que a minha não é uma família normal. Somos três portistas e um benfiquista. Claro que já adivinharam quem é o vermelho cá da casa. Bom, para ser inteiramente sincera, o Pedro também foi do Benfica… até aos quatro anos de idade, altura em que começou a entender melhor o mundo que o rodeava e abriu os olhos…

Bom, lá fui para Braga, acompanhada também da curiosidade de conhecer o estádio que todos dizem ser lindíssimo. Confirmou-se. O estádio é uma maravilha de arquitectura. Vale a pena lá ir só para o ver. Quanto ao jogo gostei muito. Mesmo muito. Além disso o Porto ganhou, merecidamente. Digamos que fiquei com o bichinho de ir ver os jogos ao vivo. Como diz a campanha do Sporting, ao vivo é muito melhor. Pena foi o problema que ocorreu na bancada dos Super Dragões, quase no final do jogo, com cadeiras lançadas não se sabe por quem. Pena também foi que, já cá fora, assistisse a uma cena de agressão de dois indivíduos a um carro por, supostamente, o condutor deste ter batido no carro deles. Muita agressividade, a um nível assustador.

Quanto ao mais gostei muito. O colorido, a alegria, o desalento, a euforia, as palmas, os berros, os hinos, o agitar das bandeiras...O futebol é mesmo uma festa!...

3 comentários:

Pedro Morgado disse...

Cardeiras lançadas não se sabe por quem???

Também estive no estádio e toda a gente viu que as cadeiras foram lançadas pelas claques do Porto.

Volte sempre que aqui em Braga há muito bom futebol!!! :)

O meu olhar disse...

Caro Pedro Morgado,
O que eu vi foram cadeiras a cair em cima de adeptos do Porto. Se foram outros adeptos do Porto que as lançaram então a situação é ainda mais grave.

Concordo consigo, em Braga há de facto bom futebol. E se lhe juntarmos o bom futebol que o FC Porto levou para lá, ficamos com um excelente futebol!... :)

jcp (José Carlos Pereira) disse...

"O meu olhar", vi o jogo na TV e a vitória a abrir o campeonato era tão importante que eu, sempre tão comedido, até dei um murro num candeeiro a festejar o segundo golo de Quaresma.
Sou dos que vai ao estádio (do Dragão) e aprecio esse ritual, levando quase sempre comigo o meu filho de seis anos, que já impõe a sua presença. No regresso do Algarve, levei a família (mais o carteiro e o seu infante) a ver a Supertaça, em Leiria. Perdemos com alguma infelicidade e, até por isso, agora "tínhamos" de ganhar em Braga.