23 agosto 2007

Estes dias que passam 73



V. disse plágio? homessa!

Pensa uma pessoa que em férias não acontece nada dado que é bem sabido que os políticos não resistem a ir mostrar-se nas areias do Algarve. Parece que é aí que os fotógrafos das diferentes revistas “sociais” operam. Com sorte, o político imberbe e provincial obtém –mesmo que tenha de pagar – duas fografias em quadricromia. Depois basta encaixilhar ou comprar umas dezenas de exemplares para distribuir na terrinha e estava começada uma carreira.
Agora é mais difícil. Não que as revistas society tenham desaparecido, nada disso. Continuam risonhamente a mostrar semanalmente ao indígena, as pequenas indignidades do “people”. Quem dorme com quem (agora chama-se namorar) quantas vezes por semana, quanto viagra se usa, quanta coca etc... Mas isso tornou-se de tal modo vulgar, que já ninguém aposta nesse desgastado elevador para a glória local.
Agora, por exemplo, vale a pena ter um blog. Ou algo parecido com isso mas com um fim perfeitamente pessoal. Dar-se a conhecer e assim tentar angariar uns votos, uma base eleitoral, um lobby. Terá sido essa a ideia de um candidato à presidência do PPD. Criou o seu blog e começou a debitar pérolas culturais. Nada lhe escapava, sequer o Bergman ou o Antonioni. Sobre o passamento destes dois cavalheiros foi um ver se te avias.
Todavia (estas coisas têm sempre um aborrecido senão...) alguém, um invejoso certamente, resolveu comparar os textos com o que se publica por essa internet fora. E o que se previa, sucedeu. O inditoso político foi apanhado com a gulosa boca no biberão. Copiava alegremente os textos que apanhava e publicava-os sob o seu próprio nome. Parece que agora apareceu um prestável assessor que assumiu todas as cópias. Bravo, meu rapaz! Assim vais longe, pá. Esse género de sacrifícios poupa anos e anos de trabalho...

2 Na risonha ex-rodésia do sul, agora Zimbabué, a taxa de inflação atingiu os 20.000%. Ora aqui está uma façanha a acrescentar à extensa glória do senhor Robert Mugabe. Com jeito, dizem os economistas, lá para o fim do ano, os felizes governados deste pai da pátria que o pariu conseguirão ver a sua inflação na taxa dos 100.000%.

3 Em Espanha, um só instituto de investigação científica, o Parque de Investigação Bio-Médica tem um orçamento anual de 60 milhões de euros! Claro que atrai investigadores de todo o mundo e publica nada mais nada menos do que 400 artigos científicos por ano. Artigos de grande qualidade, ao que ouvi no programa Quark (RAI 1). E este é apenas um entre os vários que a Espanha tem.

4 aproveite-se para lembrar o egrégio Saramago. O homem desde que se estabeleceu naquelas terras não resiste a um microfone que lhe passe a menos de cinco metros de distância. A sua tese, que alguns confundiram (mal) com iberismo, causou alguma inútil polémica. Já por aqui falei vezes sem conta do nosso vizinho, com admiração, alegria e inveja. Pelo coração seria iberista mas a cabecinha pensadora não me deixa. Nem vejo que alguma vez deixe. Claro que era sedutor ver uma península unificada. Mas basta atentar nas manobras irredentistas de algumas das “autonomias” para ver o que eventualmente se passaria. E depois há uma pergunta: a Espanha quer-nos?

5 Não é coisa que mereça mais do que uma espantada indignação e um saudável desprezo essa historia de ataque a uma plantação de milho no Algarve. O eco-fascismo há muito que rondava. Agora mostra-se em toda a sua brutal vileza. Uns rapazolas que se tomam por Robin dos Bosques, juntaram-se convenientemente mascarados e vá de se cevarem numa pequena exploração agrícola. Escolheram bem: a GNR local mostrou uma vez mais a sua inoperância e na zona, pouco habitada e envelhecida, não havia quem se pudesse opor. Outro galo cantaria no centro e no norte onde este tipo de culturas tem aumentado. Só que por aqui talvez os não deixassem ir embora tão tranquilamente. E o medo guarda a vinha... a acção destes tristes garotelhos teria outra reacção. Espero que o sr Ministro em vez de se substituir aos advogados, proceda e apoie uma queixa em boa e devida forma. E cortem de uma vez por todas os subsídios abertos ou encapotados que estes piratas recebem. Aproveito a ocasião para remeter os leitores interessados nesta problemática para o blog de João Vasconcelos Costa, www.meubloconotas.blogspot.com. Ai se poderão informar bem dos dados do problema.

6 Morreu Bruno Trentin, um dos grandes líderes da esquerda italiana e seguramente um grande dirigente sindical. Dito assim isto sabe a pouco mas a verdade é que Trentin foi um dos obreiros do sindicalismo italiano. Testemunha do século, já tinha 81 anos, Trentin fez parte da Resistência na Itália ( nas fileiras de Giustizia eLibertà, de que aliás foi um dos fundadores) e também em França. Naquele tempo, como herança da tradição das Brigadas Internacionais, pouco importava o país onde se estava porque a luta, dizia-se, era a mesma. Trentin que aderiu ao PCI mais tarde (onde não estaria muitos anos por considerar prioritária a acção sindical) era jurista de formação mas de facto distinguiu-se como dirigente da CGIL de que foi mesmo secretário geral. Actualmente era deputado europeu e membro eminente dos Democratas de Esquerda. (alguns destes dados foram conferidos com os constantes na Internet)

a ilustração: femme au miroir de Fernand Leger

2 comentários:

JSC disse...

Caro MCR

A sua auto estima, enquanto português, parece andar muito por baixo. O que me faz grande confusão nesta coisa do iberismo é que alguém que nasceu num país com nove séculos de história possa admitir a sua dissolução, para integrar um outro.

Será que se o IVA fosse mais baixo por estas bandas, o desemprego menos elevado e o crescimento económico superior ao que se verifica por terras de Espanha se falaria tanto no iberismo? Tenho para mim que estes pseudo iberistas não passam de uns oportunistas. É isso mesmo: oportunistas.

Kamikaze (L.P.) disse...

Eu, que comecei agora a ler os escritos pós-férias do MCR, acho que as mansas águas das rias galegas puseram o nosso postador-mor ainda mais em forma. Não obstante, ao contrário dele, é o coração, e não a razão, que me afasta das ideias integracionistas...