15 janeiro 2008

As sementes do fascismo


«Pode parecer que não, mas as sementes do fascismo estão aí: populismo e demagogia na política, insegurança e medo nas consciências, saudades do passado, rendição a quem vier e que mande nisto, o capital sem moral, o trabalho sem valor.»

J.A. Barreiros - texto integral aqui.

3 comentários:

JSC disse...

De facto vive-se um estado de descrédito em tudo. Até já nem em Deus se crê! A Igreja fala numa fuga de vocações. A Justiça foi sendo amolecida e descaracterizada. O mesmo com a Educação. Salvava-se a Saúde, mas agora nem isso. O mundo financeiro veio por aí abaixo e até o Banco de Portugal é jogado na baixa política. Vive-se uma desconfiança absoluta nas instituições. Desde as polícias aos tribunais. Desde o parlamento às autarquias. Desde as empresas públicas aos conluios das parcerias público-privadas.

Foi na política que este movimento de dissolução se iniciou e desenvolveu. Só pode ser a política a encontrar a solução. Contudo, penso que não será com nenhum dos actores políticos em serviço, nem com os que já estão em bicos de pés, que se inverterá a tendência. Talvez ainda não se tenha batido no fundo e o povo, este povo, adora palradores. De qualquer modo, o caldo está quase pronto, é só aparecer o Messias…

justinho disse...

Crisis: what crisis?
Só um grande míope pode falar em crise, porque nós não a vemos.
Na saúde há cada vez melhores hospitais privados e, na sua falta, podemos ir para o estrangeiro.
Não notamos crise na justiça, porque recorremos a tribunais arbitrais.
Vivemos em condomínios fechados, com segurança privada e a salvo da populaça.
Os nossos filhos andam no São João de Brito e, em breve, entrarão na Universidade Católica.
Isto está mau é por causa do "subprime", mas sobre isso o vosso blog não opina.
Devem ser todos de direita!Ou comunas?!

o sibilo da serpente disse...

Pois eu cá acho que não devemos falar nestas coisas, porque também vai ser proibido. Que isto da liberdade de expressão também faz mal aos outros :-)