09 fevereiro 2008

Au Bonheur des Dames 112


Regressar também tem o seu pequeno encanto.

Por exemplo:
Ver que o Manuel Sousa Pereira já "levantou" em barro a figura principal para um grande monumento a construir em Vila Nova de Cerveira.
Ele acha que esta primeira abordagem o não envergonha. Eu acho que se pode sentir vaidoso do até agora feito: há aqui força, alegria e "ofício". Mas eu sou suspeito: somos amigos e, às vezes, isso pode abrandar o nosso sentido crítico.

O segundo momento de gozo: tomar um bom café, uma bica, um cimbalino, o que quiserem, aqui na esplanada em frente ao jardim e ao lado de casa. Aliás dois cafés. Um para lembrar e outro para confirmar.

E depois ser recebido pelas gatas Ingrid Bergman e Kiki de Montparnasse. Não estavam zangadas com a nossa ausência nem fizeram fosquinhas. Vieram para o nosso colo como se nunca estivessemos estado fora. Neste momento dormem aqui ao lado, num maple esticadas e juntas.

Para os interessados nas exposições Picasso ("Os picassos de Picasso" -Museu Reina Sofia) e Modigliani (Museu Thyssen-Bornemisza) aqui se informa que tem até Maio para as ir ver. 6 e 18 de Maio, respectivamente.

Para pessoas com a minha venerável idade, outra boa notícia: o Reina Sofia é de borla para os maiores de 65 anos. Boa malha! Se isto continua ainda iremos ser pagos para ver as exposições.

na gravura: Manuel de Sousa Pereira, figura humana, 1ª fase (em barro). Não está mal, não senhor...

2 comentários:

o sibilo da serpente disse...

Olá, Marcelo.
Olho para esta escultura de MSP e lembra-me ela o protagonista de um anúncio que anda nas televisões sobre um desodorizante - Axe, acho - em que o homem parece de chocolate. E que as mulheres mordem, desalmadamente, como se fosse chocolate.

Silvia Chueire disse...

MCR,

Foi uma delícia ler as crônicas desta sua viagem. Elas nos fazem ter vontade de ir a Madrid logo, logo, ver as exposições, andar pelas ruas, visitar as livrarias, beber um bom vinho espanhol e comer uma paella.
Obrigada por renovar estas delícias na minha memória.

Abraços,

Silvia