22 abril 2008

Mercado do Bolhão

No jantar do Rotary Club do Porto, falou sobre o "Mercado do Bolhão" o Dr. Lino Ferreira, Vereador do Urbanismo na Câmara Municipal do Porto.

Sem dúvida, trata-se de uma pessoa dedicada à causa pública, simpática, afável e de grande honestidade.

O actual edifício, que é classificado e corresponde a um marcos importantes da História da Arquitectura portuguesa, apresenta graves defeitos estruturais, dado que o betão em que foi construído não tinha a qualidade e fiabilidade que esse material actualmente possui. Parte do edifício apresenta risco de ruína e está escorado. Por sua vez, o comércio do interior não reúne os requisitos de higiene e segurança que hoje são indispensáveis numa sociedade moderna.

Parece que todos estão de acordo que isto tem de mudar.

O Arqº Massena há uns anos elaborou um projecto de recuperação do edificado, que lhe foi integralmente pago pela Câmara Municipal de então, mas que nunca foi executado (alegadamente por ser financeiramente inviável.

A actual Câmara Municipal (de que quem não sou apoiante) lançou um concurso internacional de ideias para a revitalização do edificado e da função comercial do Mercado. Apareceram dois candidatos, tendo um deles sido seleccionado. Prevê-se a construção de pisos no interior do Mercado, com novas áreas comerciais e de estacionamento, sendo o piso superior reservado para o comércio tradicional a céu aberto (embora com cobertura prevista para os dias de chuva). Durante a execução das obras, os actuais comerciantes exercerá o comércio em local provisório a construir no Campo 24 de Agosto, de modo a manter a actividade e preservar a clientela.

Parece que nada a opor ao projecto. E, no entanto, a Câmara não consegue passar a mensagem. è incrível que 50.000 pessoas do país e do estrangeiro tenham assinado petição contra a demolição do Bolhão (se bem que nunca tenha sido prevista a demolição do Bolhão!).
O Dr. Rui Rio tem o mau vicio de nada comunicar e de achar que não se deve dar ao trabalho de explicar à cidade o que anda a fazer (embora não tenho qualquer dúvida de que vai ser reeleito; o povo do Porto é mesmo assim: contestário, complicado, confuso, ...)

A única certeza que tenho é que o único líder que o Porto tem é Pinto da Costa. Deitou abaixo o estádio das Antas, construiu o Estádio do Dragão, que é uma obra-prima da cidade, e não houve contestação ( a não ser de Rui Rio! ... quem com ferros mata, com ferros morre!!!)

1 comentário:

Primo de Amarante disse...

Lino Ferreira, um ipo honesto e afável!...

Registo,para memória futura, caro Mocho Atento.