05 maio 2008

A Coruña


A bonita cidade de A Coruña, assim mesmo, com a grafia galega, foi o destino que escolhi no fim-de-semana anterior, aproveitando a boleia do Dia da Liberdade, em Portugal.
Uma cidade cheia de vida, plena de actividade e que se estende entre as praias e o seu importante porto de mar, bem perto do Norte de Portugal. Almoçar na imponente Praza Maria Pita, a mulher que, segundo a lenda, se notabilizou na defesa da cidade na guerra contra os franceses, passear no seu casco histórico, deliciar-se com as fachadas das varandas envidraçadas que são um dos ex-libris da cidade, deleitar-se com o passeio marítimo, do Riazor até à Torre de Hércules, são algumas das muitas formas de deixar o tempo correr naquela cidade da Galiza, para além das tapas, do pescado e das cañas. Os apreciadores dos divertimentos nocturnos também têm muito por onde se entreter (e aqui não posso deixar de me lembrar de um fim de ano aí passado, não é caríssimo carteiro?).
Entre outros pontos de interesse, recomendo uma visita ao Domus, a Casa do Homem, um equipamento localizado junto ao mar e que inicia os mais novos, de forma muito interessante, no mundo do ADN, das células e da natureza humana.
A minha viagem coincidiu com um jogo Deportivo-Barcelona e lá tive de levar o meu ZP a viver a experiência de assistir ao vivo a um jogo da liga espanhola, uma das melhores do mundo. Estádio cheio, vibração total, novos e velhos, homens e senhoras, todos ao rubro. No fim, restaurantes e mesons cheios, tudo a “tapear” e a confraternizar. Um espírito de festa totalmente diferente do que se vive entre nós. Tão perto na distância, mas tão longe no espírito (e nos euros, já agora...).

Na foto, vê-se um monumento de homenagem aos fuzilados na guerra civil, debruçado sobre o mar, na zona das Adormideras. Aí perto está também a Casa das Palavras, um espaço que acolheu os restos mortais dos muçulmanos que morreram na guerra e que lhes presta homenagem.

3 comentários:

M.C.R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M.C.R. disse...

Uma bonita cidade onde vou todos os anos. todavia apesar da praça ser lindíssima, acho que há sítios melhores para a paparoca. Com menos paisagem, claro. Diria mesmo que muito perto dali há uma ou duas ruas cheias de óptimos restaurantes a bom preço.

Perdoe a maroteira mas A Coruña nem é galego nem espanhol. o ñ é espanhol e o A é galego mas juntos são um contrassenso que em seu tempo foi denunciado por todos os jornais. Azares de um idioma que ainda não se fixou ortograficamente...

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Meu caro, tem toda a razão em dizer que se encontra melhores restaurantes nas imediações. Contudo, fui almoçar à Praza Maria Pita porque ia no engodo do recomendado La Penela, que estava fechado, e acabei por ficar ali refastelado numa daquelas esplanadas.
Quanto ao topónimo A Coruña, confesso que sempre me tinha admirado com o ñ, mas…