17 julho 2008

Coincidências


Não sei se já repararam mas de algum tempo para cá, mais propriamente a partir do momento que apareceu um investidor privado que se propôs construir uma central de energia nuclear, somos bombardeados, pontualmente mas incisivamente, com reflexões e opiniões sobre a instalação desta fonte de energia em Portugal.

Desta vez foi a propósito de, supunha eu, declarações de Vítor Constâncio. Ouvi essas declarações na TSF, aliás ocupou todo o tempo de notícias de um intercalar. Pensei na altura, mas a que propósito o Governador de Portugal se lembra de lançar esta questão… de novo? Afinal não foram declarações por iniciativa própria, supostamente, mas sim em resposta a uma pergunta de um jornalista. Todavia, como as declarações desencadearam um amontoado de reacções e reflexões e um tempo de antena assinalável, isto fez-me pensar se não teria sido “cozinhada” a pergunta. Má-língua? Talvez. Não sou propensa a pensar o pior das pessoas à cabeça mas quando as coincidências são tantas dá para desconfiar.

1 comentário:

Carlos Lobato disse...

Esta questão era inevitável e o governador apenas publicitou uma discussão que já há muito se falava nos corredores.
Aliás sempre que existe uma crise energética a questão do nuclear volta à baila.
Pessoalmente não tenho posição tomada, mas gostava de ouvir os argumentos favoráveis e desfavoráveis.
Não nos esqueçamos que existem interesses económicos subjacentes a tais tomadas de posição, mas que tal sucede quer relativamente à energia nuclear, quer às energias renováveis.