04 agosto 2008

Soljenitsyne

Soljenitsyne, escritor e Prémio Nobel, morreu. A sua biografia está na net. MCR, se não estivesse de férias, daria, certamente, nota do desaparecimento do escritor.

Durante o dia ouvi muita gente a falar sobre Soljenitsyne. Todos enalteceram a valia da sua obra. Também se referiam à inegável intervenção política na denúncia dos trabalhos forçados e das perseguições políticas, que caracterizaram o período estalinista.

Das declarações que ouvi aquela que mais me impressionou foi a de Zita Seabra. Para falar como fala, só pode ter tido uma amnésia.

Das diversas pessoas que foram opinando, todas se referiram à sua luta pelas liberdades no país dos sovietes e à sua qualidade enquanto escritor. Contudo, nenhuma referiu os rasgados elogios que o cidadão Soljenitsyne fez a Pinochet e o público apreço que nutria pelo regime franquista.

Pode não ser muito afectuoso lembrar coisas menos simpáticas nestas alturas. Mas figuras com a notoriedade pública de Soljenitsyne devem ser lembradas no seu todo, para não desvirtuar a coerência por que nortearam as suas vidas.

2 comentários:

M.C.R. disse...

Numa rápida visita ao blog dou-me conta da morte do Soljenitsin, autor de três grandes livros e legítimo herdeiro pela amplidão de temas, pelo sopro heróico e pela busca da verdade (e pelo estilo provavelmente) dos grandes Tolstoi e Dostoievsky. conservador e místico, herói da 2ª Guerra e prisioneiro do Gulag deve-se a ele a denúncia desse universo e dessa violência contra a História e contra a Humanidade. Só por isso teria lugar na lista dos grandes do século XX. Mas foi também um grande contador de história e de História.
As suas prefer~encias políticas (que deverão ser analisadas com cuidado e sem simplificações) têm muito a ver com o que viveu e com o que viu. Não era seguramente um fascista mesmo que fosse conservador. Era isso sim um moralista e um adepto da Rússia eterna e de uma espécie de igualitarismo primitivo bebido em Tolstoi. à volta falaremos. Um abraço

Silvia Chueire disse...

Um homem e escritor de coragem! Nunca vou me esquecer.