24 setembro 2008

Sábado: GasoliNÃO

É sabido que sempre que o crude aumentava a empresas faziam repercutir, de imediato, o efeito no respectivo preço de venda aos consumidores. Em dada altura um senhor até veio explicar que isso resultava da aplicação de uma fórmula matemática.

É sabido que durante semanas o preço do crude desceu, fortemente, nos mercados internacionais sem que a tal fórmula actuasse. Os consumidores continuavam a pagar os combustíveis ao mesmo preço, o que só poderia significar ganhos acrescidos para as petrolíferas.

Em consequência da reacção de diversas entidades, incluindo a DECO, a empresas estão, finalmente, a baixar os preços. Contudo, ainda estão longe de os ajustar em função da descida do crude nas últimas semanas.

É por isso que a reivindicação faz sentido. E mesmo que isso apenas seja uma acção simbólica, ainda assim faz sentido que expressemos o desagrado face às petrolíferas e face a uma entidade reguladora que apenas actua ou diz que vai actuar quando sente que o barulho desceu à rua.

4 comentários:

Mifled disse...

Certíssimo. E qual tem sido a atitude do governo perante tudo o que se passa?

JSC disse...

Ora aí está uma boa questão. Parece que alguém da União Europeia já alertou o Governo português para a inércia da entidade reguladora. Claro que do ponto de vista fiscal também interessa ao governo que os preços não baixem. Será que é isto que explica a passividade do governo? E que também justifica o silêncio da entidade reguladora?
Também é contra este estado de coisas que devemos mostrar o nosso desacordo.

O meu olhar disse...

Eu há já muito tempo que não utilizo as bombas ligadas às grandes empresas petrolíferas. Se posso encher o depósito com menos dinheiro não vejo razão para pagar mais.
Quanto a este GasoliNão contem comigo!
O que se está a passar na sociedade portuguesa ao nível da contestação ao preço da gasolina é um exemplo precioso do que pode fazer uma sociedade participativa e responsavelmente exigente.

M.C.R. disse...

Cumprirei.