12 dezembro 2008

A Banca, as PME e a crise

Para as ajudar as PME a ultrapassar a crise, o Governo disponibilizou em Julho deste ano 750 milhões de euros. E que PME tiveram acesso a essa linha de crédito e como? Simples e eficaz: “seleccionadas pela banca, em função do risco”. A primeira tranche foi um êxito, esgotou em menos de um mês pelo que o Governo avançou com uma nova tranche de 400 milhões que também esgotou em menos de um mês.

O que se sabe dos resultados? Que inúmeras empresas foram abrangidas, segundo palavras do Ministro da Economia. É pouco, muito pouco. Deste processo que envolveu 1 150 milhões de euros dos nossos impostos sabe-se que foram disponibilizados através dos bancos, de acordo com os critérios que estes criaram ( e todos sabemos como são os critérios da banca) e que esgotaram em pouco tempo… mais nada. É pouco, muito pouco.

Fica a dúvida legítima: esta linha de crédito foi para ajudar as PME a ultrapassar a crise ou para apoiar, mais uma vez, a banca?

Entretanto foram tornados públicos os resultados do primeiro semestre deste ano da banca a operar em Portugal: lucraram 1,075 mil milhões de euros, ou seja, 5,9 milhões por dia.

Sem comentários: