10 dezembro 2008

Farmácia de serviço 47


100 anos!


há cem anos, dia por dia, nasceu Olivier Messiaen, um dos mais importantes, senão o mais importante, músicos francêses do seculo XX.
Diria, aliás, um dos mais importantes compositores do século XX. Mundiais! Pela novidade da sua obra, pela clareza dos seus propósitos, pela força das suas convicções musicais e outras.
O boticário que estas vai ajuntando não é um especialista em música contmporânea, não é, de resto especialista em nada, mas muito menos em nesta música. A orelhinha nasceu-lhe tarde e a más horas para a música contemporânea e tem certa dificuldade em ouvir e perceber obras posteriores aos primeiros anos do século passado. Todavia, consegue comover-se com a música deste grande "kantor devant Dieu", com o seu profetismo e a sua fé exarcebada.
E não podia, não podia de modo algum, não deixar constância do seu respeito e admiração pelo autor do "quatuor pour la fin du temps" concebido, escrito e dado em primeira audição num campo de concentração militar em 1940. Aí acima está o programa. Mas é mais do que um programa, ou melhor é um verdadeiro programa: uma aposta na vida contra a morte, na liberdade contra a opressão, na paz contra a guerra.

Sem comentários: