07 janeiro 2009

O gato que pesca 5

Lenin, os dadá, o computador avariado
e a economia resplendente

“Não sei como sobrevivi tantos anos sem a tua ajuda!”
, disse o meu dono à Ingrid.

Espantei-me com tal afirmação tanto mais que a Ingrid estava deitada em cima de uma folha de jornal que o mcr estava a tentar recortar. Qualquer coisa que o fazia resmungar contra um senhor espanhol chamado Rivero que escreve numa das últimas “Babelia” um artigo sobe um livro que o hospedeiro muito recomenda: “Lenin Dada” de Dominique Noguez.
Consegui perceber (eu sou pouco dada ao dadaísmo”, prefiro os grandes clássicos, Flaubert entre todos...) que o livro estava escrito em tom humorístico mas que o tal Rivero o levava a sério, mesmo vinte anos depois da sua publicação.
A Ingrid provavelmente também se leva a sério quando se senta sobre o papel que o mcr tenta recortar e guardar num sítio de que nunca mais se lembra. Ela teme que o mcr se afogue em comunicação, se é que o já não está. Isto de se irritar com um critico eventualmente muito conhecido em Espanha mas irrelevante entre nós pode ser sinal disso. Fazer uma tempestade num copo de água, como se diz por aí.
Cheguei a temer que o mcr ainda andasse irritado pela série de chatices que o tem atingido. Mas o carro já cá está em casa (detesto aquele carro: é o que nos leva à veterinária...) e hoje o mcr esteve numa oficina apple onde lhe terão dado algumas esperanças quanto à reparação do computador Imac G4. Um senhor que tem um cão com pulgas (mas os cães têm sempre pulgas, coitados, não dão para mais...) chamado Pedro Aniceto meteu-se ao barulho e recomendou o colossus da Maia. Ai não sabiam que a Maia também tem um colosso? Tem, pois claro. Tem até um em latim. Não é como o de Rodes mas para tratar de um produto apple está por ali.
"Gente simpática, Kiki, vamos lá a ver...", sussurrou-me enquanto me pegava ao colo. Por acaso até fui eu quem lhe saltou para os joelhos, as gatas tem de amimar os donos sobretudo se está frio e eles tem uma barriga boa e quente.
Aliás a onda de solidariedade que o seu patético relato nestas páginas despertou já teve efeitos: ofereceram-lhe um portátil mac que o mcr prontamente aceitou. "Se não há quem o use...", justificava-se.
Mas a grande notícia é o frio. Parece que os humanos queriam chuva no nabal e sol na eira. Queriam um inverno estilo verão moderado. Enfim um inverno manso como se em tempos de crise os invernos não fossem mesmo assim. A CG tem a teoria de que o inverno também entrou em recessão. Não dá para mais do que seis ou sete graus.
O único humano optimista que conheço é um senhor chamado Constâncio que terá declarado que o rendimento das famílias portuguesas vai aumentar!
Sobretudo o daquelas em que um dos membros do casal foi, ou vai ser, despedido. Como ocorre todos os dias...
Então se marido e mulher forem para a rua, é uma festa: com os subsídios de emprego vão encher os bolsos.
Uma série de cavalheiros, obviamente banqueiros, e assimilados, gestores de grandes empresas públicas ou quase, estão para ali a dizer que a situação é boa para quem quiser aproveitar as ocasiões. Por exemplo podem comprar-se acções em baixa. Estão a ver o casal, desempregado de fresco, a comprar acções do BCP? Se não se acautelam ainda chegam ao Conselho de Administração do banco. Eles que se cuidem. A situação está má para os membros dos conselhos de administração. Ah se eles soubessem teriam preferido ser operários toda a vida...

Kiki de Montparnasse

* “cãocompulgas”, blog de Pedro Aniceto, animador da mailing list "o correio dos outros
**Colossus, uma das oficinas apple que tenta animar os desamparados.
***"Lenin Dada" Dominique Noguez, Robert Laffont, Paris 1989

esta crónica deveria sair com uma bonita fotografia minha mas o computador diz que se verificou um erro e não sai fotografia por mais que se tenta KdM

Sem comentários: