22 junho 2004

Juízes reagem; partidos em silêncio

A Associação Sindical dos Juízes já reagiu às declarações do autarca do Marco relativamente aos magistrados que o julgaram. Trata-se de um despacho da Lusa, já reproduzido no Portugal Diário. Ali, para além de se considerar que as ofensas são graves, parece que também se estranha o silêncio da política em torno do assunto. Pela minha parte, acho tão grave que o PP e o PSD ainda não tenham dito nada, como o que disse o autarca. Estou a ficar farto deste pântano em que a política mergulhou.

6 comentários:

Primo de Amarante disse...

Tenho de saudar com uma vénia o carteiro. Não sendo da oposição, pensa como deve pensar uma pessoa que tenha por lema o "fio de prumo". Não há duas medidas: uma para nós e outra para os outros. O comportamento do "regedor" do Marco é uma ofensa a todos os democratas, a um estado de direito e a quem tem coluna vertebral. Tudo isto tem faltado aos partidos (e, por isso, já me "descrevi" de um deles há muito tempo). O silência cumplice é sintomático do lodaçal político-partidário. Os partidos transformaram-se em grupos de interesses, sem ética. O pior é que é dos livros que a crise do sistema político estende-se a outros sistemas. Já dizia a outra-- "um mau rei faz fraca a boa gente". A reforma dos partidos não se faz por dentro (como num outro post dava a entender o manel), mas por fora, pela pressão da sociedade civil, denunciando. Só a pressão da sociedade civil poderá fazer com que esta situação "fedorenta" mude. E essa deve ser, no meu entender, a tarefa de todos nós. Quanto a mim faço o melhor que posso e, por isso, tenho tido alguns dissabores. Mas não é esta situação que gostaria de deixar para os meus filhos, como também não foi esta situação que desejei, quando lutei pelo 25 de Abril.

Primo de Amarante disse...

Não sei colocar este link.
http://www.geocities.com/vitominas6/avelino.htm
Penso que ajuda a compreender o perfil do "regedor".

Anónimo disse...

Carago, o António Marinho é que sabe o abelino foi eleito e a juizada nunca seria eleita... e agora chateiam o homem carago... e ainda por cima vêm pedir ajuda aos papás carago

Primo de Amarante disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Primo de Amarante disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Primo de Amarante disse...

Hoje,Ferreira Torres voltou a ser julgado no Marco e, quando se preparava para repetir a "ladinha" de ser mais sério do que toda a gente, a juiza cortou-lhe e admoestou-o, dizendo que não lhe admitia insinuações insultuosas. O regedor meteu a viola debaixo do braço. No "Público", p.19 (Nacional) Judice manifesta-se satisfeito por Ferreira Torres não ter "reagido a pontapé" contra os juizes. Judice deve ter visto o link!
Acrescenta Judice: "há anos, o advogado José Pedro Aguiar Branco demitiu-se do cargo de ministro-sombra da justiça do PSD,em protesto contra uma declaração "muito grave" proferida por Alberto João Jardim. Parece-me que a senhora ministra da Justiça é do mesmo partido do senhor Avelino e, portanto, um deles deve estar a sentir-se mal".
Recordo (Compadre Esteves) que mesmo durante a aliança que Ferreira Torres fez com o PSD, patrocinada por Filipe Meneses, Aguiar Branco,bem como Rui Rio (não esquecendo o apoio importante do BE), estiveram no Marco num debate organizado pela Associação dos Amigos do Marco na luta que travava contra os abusos, ilegalidades,trauliteirismo e prepotência de Ferreira Torres. Ainda há políticos que se batem por princípios. A AAM foi criada no dia 25 de Abril 1998, para romper o silêncio de medo e cumplicidades dos partidos da oposição. E conseguiu romper esse medo com debates, exposições aos orgãos de soberania, conferências de imprensa, participação em foruns (livro: Cidadania activa" ed.Afront.) e criação de um jornal local "Notícias do Marco". Os custos desta tarefa foram muito elevados, desde ataques das estruturas locais do PS e do PSD até outros que ainda não estão resolvidos e não vem para o caso relatá-las.