05 agosto 2004

Derivações

Eu não sou o típico advogado de crime, não entro no cambão, sou demasiado ríspido com os clientes do crime, não sou advogado do sindicato dos guardas prisionais, não sou peixe como água nas cadeias, tenho uma história jornalística complicada que me torna um mal-amado no sistema, mas adoro fazer advocacia do crime. Não sei porquê. Talvez seja porque entendo que o direito penal é a essência do direito. E é a essência da advocacia. E é aquilo que mais me motiva.
Tudo coisas demasiado complicadas para responder à pergunta típica e habitual de quem está por fora, Afinal, o que o leva a defender criminosos?
Com a idade, fui começando a encontrar uma justificação. Comecei a perceber que a linha entre o bem e o mal é muito ténue, é uma linha que a qualquer momento pode ser ultrapassada, até pela mais avisada das pessoas, pelas pessoas mais bem formadas, por pessoas com um insuspeito historial de adequação às regras do direito, da moral e dos bons costumes. Posso dizer um pouco mais: há pessoas boas tão acicatadas, tão torpedeadas, tão reiteradamente provocadas por gente tão má, que o facto de continuarem do lado do bem tem o seu quê de santidade.
Complicado? Acredito que sim. Mas também não é para perceber... É apenas mais um postal intimista. Meu. Hoje não há anónimos à mistura.

8 comentários:

Zu disse...

Acho que percebo. De alguma forma, tem a ver com o que Alguém um dia disse: "quem nunca pecou que atire a primeira pedra". Um beijo, caro amigo.

Kamikaze (L.P.) disse...

É tempo de calor, é tempo de vagar.
Sabe bem "sentir" estes postais intimistas do Carteiro ~ bem podia aproveitar o clima para nos deleitar também...

Manuel disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Kamikaze (L.P.) disse...

Caro Carteiro, sei que sou um bocado anjinho, mas mesmo dando esse desconto, acho que exagera...

Kamikaze (L.P.) disse...

já li o artigo do Conselheiro. Nada de novo... o assunto já deu, acho.

Já agora: o meu penúltimo comentário tinha também uma mensagem para o TIL (~), acho que não deu para se perceber bem.

Kamikaze (L.P.) disse...

Pois, faz-nos falta o Compadre, oh se faz. Será que foi de férias como L.C.?

Kamikaze (L.P.) disse...

~:
para isso há um bom "remédio" que bem conhece... e que já partilhou connosco aqui no Incursões :)
Contamos com novas estórias.

PS - e já agora com a sua avisada visão de assuntos da justiça, que fugiu DAQUI, com empobrecimento do Incursões...

Silvia Chueire disse...

O post mais intimista, os poemas, as histórias,as gravuras, as músicas dão fôlego entre os textos mais técnicos ou políticos , por assim dizer. gosto de lê-los.
Sr. Carteiro, obrigada. Sr. Til, gostei também das suas histórias.