31 outubro 2004

Ecos do Funchal (cont)

A estrutura do Ministério Público ainda está desadaptada das novas solicitações decorrentes das reformas legislativas efectuadas nos últimos tempos em Portugal, concluiu ontem, no Funchal, o presidente do sindicato dos Magistrados do MP, Luís Felgueiras. Este responsável transmitia aos jornalistas algumas das conclusões do colóquio que esta estrutura sindical promoveu nos últimos dois dias no Funchal, subordinado ao tema "as novas áreas de intervenção do Ministério Público e a defesa dos interesses colectivos", que reuniu dezenas de magistrados. (...)
Para este representante dos magistrados, "a função do MP é, continua a ser e será, dentro do quadro legal, relevante na defesa dos interesses da colectividade", pelo que sustenta que a "estrutura orgânica deve ser aperfeiçoada, melhorada e enriquecida por forma a dar uma melhor resposta ao leque de novas solicitações".
"Temos a nossa parte de responsabilidade, não sacudimos a água do capote, temos de nos esforçar, mas não depende só de nós", concluiu Luís Felgueiras.

Excertos de artigo do Público de hoje.

6 comentários:

Anónimo disse...

A estrutura orgânica deve ser aperfeiçoada, melhorada, enriquecida...blá, blá,blá.
Ideias? Propostas?Contributos?

Kamikaze (L.P.) disse...

Será que consta das conclusões mas dessa parte o jornalista não quiz saber?
Eu, que me lembro bem do programa eleitoral da actual direcção, e das promessas de trabalho (conferências, grupos de estudo...) para gizar propostas sobre estas matérias da (re)organização da estrutura do MP e desde então nada vi, a não ser estas singelas declarações, também acho que nestes dois anos as únicas conclusões devem ser essas do blá blá blá. Ou seja, népia.
FALTA de LIDERANÇA... ora aí está uma conclusão a que qualquer MP "médio" :) chega com facilidade.
Mas não deve ser por muito tempo, a acreditar neste anónimo comentador optimista.

Anónimo disse...

Eu digo porquê. Porque como alguém diz acima, os sindicalistas que temos não passam de burocratas aliados dos ministérios. Proponho a PN que é tão crítico, e tem ideias, e a Kamikase, e ao João Rato e a outros que se candidatem ao sindicato e, sem merdinhas, ponham isto na ordem que já é tempo. Sobretudo o PN e a Kamikase que tanto falam e escrevem, mas não actuam.

Kamikaze (L.P.) disse...

Caro comentador:
não posso pôr aqui as vozes, ou seja os textos, porque só tive/tenho acesso ao que vem nos jornais, fonte referida, aliás, de forma clara, nos "ecos".
Quanto a propostas, já fiz muitas, sobre os temas em causa, bem concretas e creio que construtivas, aqui no Incursões. E também em sede sidical, durante o mandato da actual direcção.

Quanto a candidaturas... o comentador não sabe que não se candidata quem quer mas sim quem pode?

Kamikaze (L.P.) disse...

O meu anterior comentário refere-se, está bem de ver, também ao dito pelo anónimo que o antecede.

Anónimo disse...

Dos sindicalistas infelizmente nada sei.
Mas sei nos últimos tempos (bem próximos), do MP garantia-se que não sobraria nada e afiançava-se que o sindicato nada poderia fazer contra os ventos da política e da opinião publicada. Mais. Nesses tempos (tão próximos), parecia atracção pelo abismo falar em reformas de estatuto do MP, quando estas redundariam em inevitável prejuízo do seu próprio estatuto de autonomia. Certo é que agora já se discutem e reclamam com tranquilidade reformas construtivas do MP, existe o espaço político e mediático para as conseguir e afinal o anunciado abismo não chegou!! Será obra dos tais sindicalistas, nos corredores, na imprensa, etc?! Os amigos anónimos mais informados que me esclareçam se o souberem...