O 5 de Outubro de 1910 foi, como o 25 de Abril, um projecto de esperança no estabelecimento dum regime "do povo, para o povo", baseado nos princípios da igualdade, liberdade e império da lei.
A Republica identificou-se com a Democracia e o Desenvolvimento do País. Colocou na ordem do dia a urgente necessidade de dignificar a vida cívica, lutando contra o clientelismo, a corrupção e a desigualdade da lei e perante a lei. Promoveu o debate livre e a divulgação da cultura entre as massas, como qualquer coisa de urgente e de vital para o progresso e a própria sobrevivência da Nação. Prestigiou a Justiça, dignificou o papel social dos professores, fomentou a escolaridade obrigatória, criou novas universidades, aumentou o número de bolsas para estudantes carenciados, inaugurou bibliotecas, libertou a imprensa da censura e, visando uma mais fácil aprendizagem da escrita, realizou a primeira reforma ortográfica da língua portuguesa.
A República entendeu a Política como uma moral em acção. Administrar a "res publica" significava servir o País, gerindo o que aos cidadãos pertence: são eles que votam, que pagam os impostos, que têm direito a que as suas expectativas sejam satisfeitas.
Saudar o 5 de Outubro‚ significa defender uma sociedade aberta, uma opinião pública forte, uma informação ao serviço de uma democracia esclarecida, onde o voto seja a expressão duma vontade livre, responsável e consciente.
Saudar o 5 de Outubro‚ é repudiar a política espectáculo, o camaleonismo e as centrais de informação que manipulam os acontecimentos e infantilizam os cidadãos.
Saudar o 5 de Outubro é querer uma democracia sempre melhorada no plano político, económico e social.
Viva a República!
05 outubro 2004
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Sem republicanos não há República e o País fragmentou-se em pequenos condados: todas as agremiações socioprofissionais têm o seu conde. Morreu a República (com os condes e os pardais e outras castas...de lobbys). Como a Fénix, é preciso que os úllimos republicanos tomem na sua mão fazer nascer das cinzas uma NOVA REPÚBLICA,
E (mesmo sem éco) Viva a República!
Hoje vi, num qualquer telejornal,entrevistas de rua a pessoas diversas, a quem era perguntado mais ou menos isto: sabe o que se comemora no dia 5 de Outubro?
Só dei por uma pessoa que sabia a resposta. Será que na edição cortaram todas as outras para deixarem apenas aquela imensidaade de gente, de todas as idades, que não fazia a mínima?
Bem, eu sei porque se comemora, mas o post do compadre fez-me sentir a data não apenas como mais um feriado em que se comemora sucesso tão distante que já nem nos detemos a reflectir no seu significado. Gostei muito da abordagem que fez, compadre, e já passei a mensagem aos meus filhos.
Como vê, nem todos os ecos se ouvem...
Comadre: nunca me desiludiu!
Enviar um comentário