19 novembro 2004

Fumar

Fumo, fumo muitos cigarros por dia, mato-me conscientemente todos os dias, sou conhecido por inventar expedientes para interromper julgamentos, apenas com o prosaico objectivo de ir fumar um cigarro.
Fumar fica caro - eu sei - e faz mal à saúde - é o que dizem. Dizem também que fumar faz mal aos que não fumam e que estão à volta. Admito que sim. Por isso, quando estou em locais públicos, faço os possíveis para fumar para o lado certo, para onde não me olhem com olhares assassinos.
Sei, agora, que Portugal, seguindo o exemplo que vem de fora, se prepara para declarar guerra aos fumadores. Parece-me bem que o Estado se preocupe com a saúde dos que não fumam e que são prejudicados pelos que fumam. Parece-me bem que se proíba o fumo em locais de trabalho e em muitos outros sítios onde todos - fumadores ou não - são obrigados a coexistirem. Por exemplo: se eu viajar no automóvel do L.C. - que não é fumador - eu nem sequer ouso fumar, mesmo que a viagem seja longa.
Mas... Vão proibir de fumar em resturantes, bares e discotecas?! Pois parece que sim. É um verdadeiro atentado à cultura dos povos, um sacrifício desmesurado para quem, lamentavelmente, fuma.
Eu não tenho nada contra quem não fuma. Nem tenho nada contra os vegetarianos. Nem contra os adeptos da comida biológica. Nem contra os homossexuais. Não deixo de ir aos sítios porque eles lá estão. Mas, então, por que razão têm direito a ostracizarem-me porque sou fumador?
As pessoas sentem-se mal nos restaurantes, bares e discotecas porque há lá fumadores? Pois bem: então que criem restaurantes, bares e discotecas para não fumadores. Ou, então, criem restaurantes, bares e discotecas para fumadores. Só assim a solução é democrática. Nem eu tenho nada que ir a sítios de não fumadores e fumar, nem os não fumadores têm direito de se sentirem incomodados porque vão a um sítio onde eu estou a fumar.

1 comentário:

Zu disse...

Olá, Carteiro, há quanto tempo! Já tinha saudades.
Eu, não fumadora, sinto-me mal em sítios com fumo. Evito-os. O direito de fumar de uns não se pode sobrepor ao de não fumar dos outros. Aprovo por isso as leis contra o tabaco em locais públicos. Mas penso que se podem criar consensos, como criar zonas de fumo ou separar por áreas (em que a ventilação funcione!) fumadores e não fumadores em sítios como restaurantes, bares e discotecas.