22 março 2005

Farmácia de serviço nº 3

1. Para os felizardos que aproveitam as mini-férias da Páscoa para viajar, duas dicas: em Paris, no Museu do Luxemburgo, uma exposição imperdível: “Matisse: une seconde vie”: as últimas e admiráveis obras de Henry Matisse. Guaches recortados numa orgia de cor. Estão em mostra as séries Jazz, La Perruche et la Syrene, Etudes Sentimentales de l’arbre, etc.
Em Madrid: Dürer assentou arraiais no Museu do Prado.

2. Sempre nesta mansa onda de férias, para quem optar pela Galiza, e teimar em dividir os parcos maravedis por livros e marisco, aqui se dão três nomes de livrarias em três cidades: Vigo "Casa del Libro": dois andares inteirinhos e um bar simpático para folhear um livro calmamente. Fica na rua Garcia Moreno. Em Pontevedra, na rua Michelena está ancorada a "Libreria Michelena": um cafarnaúm de livros absolutamente inolvidável. Tem uma boa selecção de revistas culturais. Não tem bar mas os proprietários e os empregados são duma gentileza e duma competência fora do vulgar. Em Santiago, perguntem pela "Follas Novas". Verão que não se arrependem. Em todas elas podem encontrar dezenas de versões do D. Quijote. Ora aí está uma bela sugestão de prenda pascal a nós mesmos!

3. E a música? A grande inolvidável música da Páscoa? Pois bem, dois discos: "Chants de la cathedrale de Benevento: semaine sainte et Paques" pelo Ensemble Organum, (Harmonia Mundi), e "Divine Liturgie Orthodoxe a Zagorsk" (Chant du Monde).
Por uma vez sem exemplo católicos e ortodoxos competem pacificamente.

PS: Esta entrega 3ª da farmácia não tem por objectivo aumentar a angústia do nosso "carteiro" que, aliás andou a passear-se por terras de Espanha não faz muito tempo.

1 comentário:

M.C.R. disse...

Alguém com muito bom gosto ilustrou ( e magnificamente!) o meu texto sobre Matisse. Bem haja.
Aproveito a boleia para informar que nas Editions Gallimard, colecção "Découvertes" há um belíssimo (e ilustradíssimo) livro sobre Matisse: vale a pena. Vale mesmo a pena.
mcr