16 março 2005

Farmácia de serviço nº 1

1. O ano (como todos os restantes, há que dizê-lo...) é farto em comemorações e centenários. Comecemos, então, por Júlio Verne, escritor bem mais interessante do que corre por aí. Homem profundamente comprometido com o seu tempo, generoso e optimista fez a apologia do progresso técnico, científico e humano do seu tempo. O Público vai publicar uma recolha de doze das suas obras. Vale a pena ir até www.jules-verne.net

2. jfurtadocoelho.vega@oninet publicou em versão computador ALMADA DIXIT. Com jeito se lhe pedirem bem, talvez ceda um volume. Trata-se de uma recolha inteligente de pequenos textos de Almada Negreiros. Com um prefácio notável mas leve e bem humorado. Chama-se o autor João Furtado Coelho, vive em Lisboa, escreve bem e sabe do que fala. Aproveitem!

3. Há anos que faço traduções. Dois livros traduzidos no ano passado, foram muito bem referidos pela crítica e deram-me especial prazer. Ei-los: "Cem garrafas numa parede" de Ena Lucia Portela. Uma jovem escritora cubana, vivendo em Cuba, critica e inteligente. Um livro feroz e brilhante. Uma história bem contada que se desenvolve como um romance policial.
De Jesus del Campo, espanhol de Guijon: "As últimas vontades do cavaleiro Hawkins": um romance que se constroi sobre um sem número de histórias que se entrelaçam. Hawkins não é mais nem menos do que o Jim da Ilha do Tesouro: regressado a Inglaterra, e riquíssimo, o jovem Jim compra a estalagem onde tudo começara, e leva uma vida de cavalheiro enciclopedista. Os seus visitantes contam histórias fabulosas que perfazem a educação de Jim. Uma imaginação impar, um estilo brilhante, dum autor surpreendente que Luis Sepulveda considera um valor mais que seguro da moderna narrativa castelhana.

PS: entendi ir pondo apontamentos destes sempre que achar que valem a pena os temas e não houver reclamações. O título será sempre o mesmo, mudando apenas a numeração. Trata-se de uma pequena homenagem a Fielding, autor do Tom Jones e reflete um agradecimento sincero à pessoa que me tem ajudado a perceber como se utiliza o blogue.
mcr

Sem comentários: