17 março 2005

A propósito de Ludwig Wittgenstein

L. Wittgenstein nasceu em Viena de Áustria (1889) e morreu em Cambridge (1951). Estudou engenharia que abandonou para se dedicar à filosofia. Foi discípulo de Bertrand Russell. É considerado o filósofo da mudança do paradigma cognitivista para o da linguagem. Durante a Segunda Guerra Mundial redigiu o “Tratatus Logicophilosophicus” que havia de marcar o positivismo lógico. Mais tarde, escreveu as “Investigações Filosóficas”. Estas duas obras estão traduzidas pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Nas “Investigações Filosóficas”, Wittgenstein introduz o conceito de “jogos de linguagem”.
Compara a linguagem a uma caixa de ferramenta: as palavras são como etiquetas que colocamos no lugar onde estão as ferramentas e não um “retrato” da realidade. Só pode ser compreendida a significação de uma ferramenta conhecendo-se a sua função e a actividade humana que a utiliza. Sabemos, por exemplo, o que é uma sovela se soubermos que «serve para cortar o couro e é usada pelos sapateiros». E assim como os jogos de ferramenta estão associados a certas funções e actividades, também os “jogos de linguagem” se prendem com determinadas “formas de vida”. Além disso, tal como um jogo obedece a regras e instruções que, embora arbitrárias, são aceites tacitamente pelos jogadores, o uso das palavras prende-se com práticas colectivas quotidianas, que têm as suas próprias regras, muito embora não lhes prestemos grande atenção, mas que determinam o uso e, consequentemente, o significado das palavras. Elucidar o sentido e significado do uso das palavras obriga a procurar os contextos de uso, os quais são dados pelo estabelecimento de relações entre «formas de vida» e «jogos de linguagem». Há diferentes jogos de linguagem porque há diferentes «formas de vida».
Um conflito de interpretação dá-se pelo não enquadramento das palavras no respectivo “jogo de linguagem”. Nesse caso, utilizam-se as mesmas palavras, mas é-lhes dado um sentido diferente. A hermenêutica pode ser entendida como uma técnica para desvendar o sentido oculto das palavras num determinado “jogo de linguagem”.

Sem comentários: