15 abril 2005

Lugar(es) ao Sul

[o texto que segue foi (re)enviado para o meu email pelo meu bom amigo D. do Ó ( professor recém-aposentado, cantador e tocador de trancanholas, com discos editados com os grupos de música tradicional portuguesa Dar de Vaia e Vá-de Viró (aquele editado pela Música XXI, este pela Musiques du Monde). Actualmente começador da Charola de Estoi (sem acento), aldeia do barrocal algarvio onde, mal se instalara, já se entrosara na comunidade e onde, para além de dinamizar a Casa do Povo e entre outras militâncias, se dedica com manifesto carinho à sua horta e à confecção de pratos alentejanos, terra das trancanholas e da sua naturalidade - petiscos para, preferentemente, partilhar com os amigos.)

«Aos leitores desta mensagem e a todos quantos apreciam a cultura tradicional portuguesa venho solicitar apoio ao único programa do género no universo das rádios com cobertura nacional – o “Lugar ao Sul”, da Antena 1.
Este excelente programa da autoria de Rafael Correia, divulga a cultura tradicional mais genuína (música, poesia, usos e costumes) que ainda não foi contaminada pela cultura de massas veiculada pelos media audiovisuais e é um autêntico oásis no deserto inóspito da rádio portuguesa. (...)
O “Lugar ao Sul” era emitido nas manhãs de sábado num horário digno (09:00h – 11:00h) que dava às pessoas que trabalham (ou estudam) de segunda a sexta-feira, a possibilidade de o ouvir e assim fruirem do melhor da cultura tradicional autêntica. Contudo, há alguns meses atrás, o programa foi sub-repticiamente mudado para duas horas mais cedo (07:00h – 09:00h) impedindo assim muita gente de o ouvir sobretudo as pessoas que, com todo o direito, tem de recuperar algum do sono sacrificado durante a semana.
E isto é tanto mais revoltante e intolerável na medida em que são os ouvintes que com os seus impostos e com a contribuição do audiovisual (cobrada aos consumidores domésticos de electricidade) financiam a rádio pública e, como tal, têm o direito inalienável de exigirem ser tratados com dignidade e respeito.
Esta mudança de horário não prenuncia nada de bom. Acabar com o programa abruptamente iria dar muito nas vistas e provocar reacções do fiel auditório. Então muda-se o programa para um horário esconso, as audiências vão gradualmente diminuindo para valores residuais e assim o director de programação pode extinguir o programa alegando que não se justifica a sua continuação por não ter audiência.
É bom não esquecer que, há vários anos, o programa esteve sob a ameaça do cutelo e só não lhe foi dado o golpe de morte porque os fiéis ouvintes e algumas individualidades de reconhecido mérito cultural se mobilizaram contra tal intento.
É por de mais conhecida a ignorância e a insensibilidade de boa gente que ocupa cargos de responsabilidade em algumas estações de rádio, em virtude da educação que tiveram lhes ter formatado a cabeça pelos padrões da cultura pop anglo-saxónica. Por outro lado, o grande profissional de rádio que é Rafael Correia, que não se restringe a ficar comodamente sentado no estúdio a tocar “playlists”, de qualidade duvidosa, enviadas pelas “majors” discográficas, mas que se dá ao trabalho de ir ao terreno em busca de autênticos tesouros sonoros, não merecia esta forma de tratamento. Rafael Correia revela-se como um digno sucessor de Michel Giacometti e é merecedor de todo o reconhecimento e apoio, que pelos vistos lhe são negados tal como o foram ao ilustre etnógrafo francês que amou tanto este país que escolheu a aldeia alentejana de Pêro Guarda para a sua última morada.

Cabe-nos pois impedir que mais um crime de lesa-cultura venha a ser cometido. Por isso, venho apelar à vossa mobilização no sentido de enviarem mails, de forma regular (pelo menos uma vez por semana) dirigidos ao director de programas da Antena1 e à administração da RDP, exigindo que o “Lugar ao Sul” seja reposto no horário anterior (09:00h – 11:00h) da manhã de sábado. Não lhes vamos dar descanso enquanto a nossa justa pretensão não for satisfeita.

Podem enviar as vossas mensagens para:»
(ver endereços e notas a este texto nos comentários)

P.S.: Envio em anexo um texto notável sobre o programa “Lugar ao Sul” escrito pelo Prof. Doutor Manuel Pinto, do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho ( pode ler-se
aqui ).

Subscrevemos,

Vá-de-Viró (música de câmara de inspiração tradicional)

1 comentário:

Kamikaze (L.P.) disse...

"Podem enviar as vossas mensagens para:
antena1@rdp.pt(geral da Antena 1)

tiagoalves@rdp.pt (actual director de programas da Antena 1)

isabel.potier@rtp.pt (secretária do presidente lmerindo Marques)

Também podem, ao mesmo tempo ou em alternativa, usar o espaço de sugestões e reclamações reservado no “site” da Rádio e Televisão de Portugal:
http://www.rtp.pt/wportal/participe/formulario.php?programa=RDP%20LUGAR%20AO%20SUL

Podem ainda telefonar para os números 217 947 000 ou 213 820 000. Peçam à telefonista para passar à Antena 1. Depois tenham o cuidado de pedir à pessoa que vos atender para tomar nota por escrito da vossa reclamação e que a mesma seja entregue ao director de programas e à administração.

Álvaro José Ferreira

ajferreira74@hotmail.com


Nota 1: Queira dar esta mensagem a conhecer aos seus familiares e amigos para que também eles possam colaborar nesta campanha. Se preferir, envie-me endereços de e-mail que eu próprio procederei ao envio da mensagem. Garanto-lhe que a origem dessa informação será mantida confidencial.

Não se acomode! Proteste! Mas faça-o hoje mesmo! Amanhã pode ser tarde de mais. Se ficarmos passivos, o director de programas pode concluir que o programa não tem ouvintes interessados e cair na tentação de o extinguir. Para não ficar com o peso na consciência de nada ter feito para evitar tal crime faça ouvir a sua voz!

Nota 2: Se pertence ao número daqueles que gostariam que o programa voltasse a incidir em todo o território português –“Lugar ao Sul” [do rio Minho] – e se também gostaria que fosse editada uma colecção de CDs (a preços acessíveis) com as melhores recolhas de Rafael Correia (música tradicional e poesia popular) aproveite para dar conta desse desejo.

Nota 3: Se não lhe responderem ou se a resposta não for satisfatória, pode dar conta do seu descontentamento ao Primeiro-Ministro josesocrates@ps.parlamento.pt ou através do portal do Governo http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Geral/Contactos), para que ele tenha conhecimento do modo como os responsáveis da RDP-Antena 1 tratam os ouvintes e assim possa tomar as medidas necessárias."