17 maio 2005

Quase um ano de Incursões

.............
Parece que já consigo escrever outra vez. Quase um ano de Incursões.
.............
Foi o compadre esteves que me convidou para colaborar no antigo "Cordoeiros" que, mais tarde, deu lugar ao "Incursões". Poucos dias depois, recebi um convite de L.C., o criador deste espaço, para ser colaborador permanente. Fui-o sempre com o maior dos agrados, com o máximo dos empenhamentos de quem se iniciava nestas coisas dos blogs. Nos tempos mais vazios, ajudei a que se andasse, sempre com o objectivo de manter de pé um espaço de discussão. Eu, que trabalhei em jornais, sei que não se pode esmorecer, que é preciso manter sempre o entusiasmo para que os jornais não morram
Escrever por aqui, tornou-se um hábito. Um saudável hábito que se tornou ainda mais saudável a partir do momento em que conheci as pessoas que davam corpo a este espaço. Houve por aqui muitas discordâncias - algumas sadias, outras nem tanto -, mas o importante é que o blog evoluía, cativava cada vez mais auditório, coisa não dispicienda para quem quer manter um blog em alta.
Não sendo magistrado num sítio sobretudo de magistrados, não sabendo muito das coisas da justiça, num sítio sobretudo de operadores da justiça, fui dando um toque pessoal aos meus postais. Não escrevia sobre a ciência do direito, limitei-me a contar as incidências de quem vive o direito dia-a-dia, fui mais longe, trouxe o intimismo a estas páginas. Fi-lo nem sempre na forma do poeta, muitas mais vezes na forma do narrador das coisas simples da vida, da vida que é a minha, dos desejos, das fraquezas, das paixões, das desilusões. Algumas alegrias e algumas tristezas perspassaram por aqui, pela mão deste narrador sem tabús, coisa que nem sempre foram bem entendidas porque, às tantas, me excedi algumas vezes.
Durante o tempo que andei por aqui, tive o enorme prazer de ouvir pelos tribunais magistrados e advogados que nos liam, alguns até com muito agrado e que vêm aqui todos os dias.
Durante o tempo que por aqui andei, tentei servir de ponte entre as posições tantas vezes inconcliáveis entre os operadores da justiça e os muitos jornalistas que aqui vêm, eu que estive num lado, cheguei a estar nos dois e depois escolhi o direito a tempo inteiro, e que, por causa desse trajecto - perdoe-se-me a imodéstia - tenho uma visão mais perfeita dos conflitos latentes entre as partes.
Eu, que também passei pela política, escrevi por aqui postais contra a classe política e a favor da classe política, em função da minha consciência e dos problemas que no mento se punham.
Um dia desapareci. Depois de um mal entendido.
Agora voltei. Com o mesmo prazer de antigamente, sempre com a mesma função de vos trazer alguns postais, não fosse eu o carteiro de serviço. Regresso à vista do primeiro aniversário do Incursões. Contente pelo facto de as pessoas que trouxe para aqui - jcp e mocho atento - terem continuado mesmo na minha ausência.
Parabéns, Incursões, por este primeiro ano. Obrigado a todos pela recepção.

Carteiro

2 comentários:

M.C.R. disse...

Carteiro, amigo
Proponho-lhe a fundação do "Movimento Reivindicativo do Imediato Regresso do Estimado LC (MREIRELC-ml) O m-l final é para dar mais sainete à coisa e actualmente é inofensivo. está de acordo?
Um abraço
mcr

Carlos Rodrigues Lima disse...

Os meus parabéns!!!

Mas, ò meus amigos,estas lamechices todas ainda viram esta tasca numa "bichice"....a ver vamos


Um abraço

Carlos Rodrigues Lima