Poucos lutadores terão uma vida tão rica como Emidio Guerreiro. Esteve na luta contra o nazismo, o franquismo, o fascismo e o salazarismo. Foi muitas vezes preso e chegou a estar num campo de concentração nazi. Esteve em todas as frentes contra todo o tipo de ditadura. Foi um matemático ilustre e, na tradição dos mais ilustres do seu tempo, ligou-se à maçonaria. Como político passou pelo PC, fundou a Luar, esteve no PSD, fundou a ASDI e, mais recentemente, aproximou-se do PS.
A última vez que estive com ele foi na Universidade Católica. Era uma personalidade marcante, por ser, sobretudo, um livre pensador, na linha dos clássicos homens da maçonaria.
29 junho 2005
Faleceu Emidio Guerreiro (1899-2005)
Marcadores: Primo de Amarante (compadre Esteves-JBM)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
O Professor Emídio Guerreiro é o único português "compagnon de la liberation". E foi dos poucos estrangeiros que comandaram resistentes em França e o único que comandou todo um departamento.
Vão ver que a morte dele vai passar quase desapercebida. E todavia muito poucos portugueses tiveram nos ultimos 150 anos uma vida tão rica e forte como a dele.
O seculo vinte está de facto a acabar...
Mais um que se vai...com ele muita da nossa memória.Velhinho simpático e gentil e lúcido até final. Amante da liberdade, homem inquieto e bom.
Foram-se 4 dos grandes, só neste mês.
E não entrevejo ninguém que os substitua...
A minha homenagem ao Prof. Emidio Guerreiro.
As minhas homenagens a Emídio Guerreiro, um grande lutador e um grande democrata. Atravessar três séculos e ter estado envolvido em tantas lutas e aventuras é obra!
EM HOMENAGEM AO PROFESSOR EMÍDIO GUERREIRO
O ÚLTIMO POEMA DE MAIAKOWSKI
Eis-me quite contigo.
E é inútil o passar em revista
penas,
azares,
e recíprocas feridas.
Vê,
que paz no universo.
A noite
impôs ao céu
a servidão de tantas
tantas estrelas.
Chegou a hora
em que a gente se ergue e em que fala
aos séculos,
à História,
ao universo...
O poema de Maiakovsky citado por O meu olhar é uma belíssima e terna homenagem a esse velho grande senhor.
Quem olha assim, vê longe e bem.
Plenamente de acordo.
Enviar um comentário