18 setembro 2005

No Público de hoje

«Sócrates com certeza não percebe, mas para existirem e cumprirem o seu papel, militares, juízes, procuradores, guardas, polícias precisam de uma ética própria, de espírito de corpo e de um certo grau de separação da sociedade que lhes compete defender, vigiar e, quando em quando, reprimir. Não é por acaso que usam farda ou toga ou gozam de alguns direitos de excepção. Da diferença depende a sua identidade e a sua eficácia. Sem ela, ficam desprotegidos. Daí que "equiparar" um oficial a um professor, um juiz a um contabilista, ou um polícia a um escriturário seja para eles, muito justamente, inaceitável.
Não se trata aqui do dinheiro, ou só do dinheiro, do que se trata é da sua condição como membros de instituições de uma natureza particular, a que o Estado e os portugueses confiam a sua segurança. Se o governo a põe em causa, põe em causa o essencial.»


Vasco Pulido Valente

5 comentários:

xavier ieri disse...

Que lucidez de comentário!
E eu pergunto apenas (desculpem o simplismo da pergunta, mas é assumido e pretendo não seja inócuo):
Como é que um grupo de indivíduos armados de decretos-leis consegue dominar, submeter e humilhar todos os bastiões, todos os pilares, todos os órgãos de soberania do Estado de Direito Democrático?

Conservador disse...

Ainda há quem veja nesta terra de 10% de analfabetos e de 63% de analfabetos funcionais. Não sabem escrever a um juiz, ou a um bispo, depois palpitam em terra em que se governa por palpite. Estes senhores do governo são aqueles que passaram administrativamente porque tinham o discurso MES ou PCTP/MRPP, na década de 80 gvernaram-se e agora governam os outros mal e porcamente. A oposição real feita com eles cala-se e modera-se nas críticas...Imaginam isto se o governo fosse do PSD ou do CDS/PP?! A coisa já ia no golpe de estado! Mas o camaradze Sampaio lá sabe porque escolhe: é o Presidente de alguns tugas,os TUGAS do amiguismo, da trupe selvática, e revanchista. Quando sai o acordão do Dr. Pedroso?

Conservador disse...

Caríssimo Xavier IERI: ELES TÊM a LEI -a espada de dois gumes.Um abraço cordial.

Kamikaze (L.P.) disse...

O texto integral da crónica está um pouco mais abaixo, foi um dos 1ºs posts do dia.

o sibilo da serpente disse...

Eu concordo com a crónica de VPV. Aqui que ninguém nos ouve, eu até confesso que acho que há profissões que devem ser um bocadinho "sacralizadas". Mas há outra coisa que eu acho: que os "sacralizados" devem fazer tudo para o merecerem. O que nem sempre acontece. Posso garantir que é assim.