18 novembro 2005

N de Norte

A RTPN promoveu ontem à noite um interessante debate sobre equipamentos e acessibilidades que servem o Norte de Portugal e que podem vir a influenciar decisivamente o seu desenvolvimento futuro, designadamente os aeroportos da Ota e de Francisco Sá Carneiro e as linhas ferroviárias, seja o TGV, a velocidade alta ou o próprio metro do Porto.
Presentes no debate estavam Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, Manuel Carvalho, director-adjunto do “Público”, Luís Braga da Cruz, deputado do PS, ex-ministro da Economia e ex-presidente da CCDRN, e Jorge Costa, deputado do PSD e ex-secretário de Estado das Obras Públicas. Todos com raízes no Norte e com uma posição consensual sobre aquilo que é estratégico para esta região.
Quando a esmagadora maioria dos programas e debates das nossas rádios e televisões se ocupa da política palaciana e dos problemas da área metropolitana de Lisboa, sabe bem ver um canal de televisão puxar para o topo da actualidade assuntos vitais para o desenvolvimento da segunda cidade do país e de toda a região do Norte de Portugal.
É certo que a RTPN perdeu muitas das características que tinha quando nasceu e é hoje um canal nacional da RTP que concorre com a SIC Notícias, mas continua a dar uma atenção particular ao Porto ao Norte, quanto mais não seja porque muitos dos seus programas são aqui feitos. Parece que a nova grelha “nacionaliza” ainda mais a estação, mas ao mesmo tempo está já em acelerada gestação o Porto Canal, que pretende ser uma voz do Porto e do Norte para todo o país. Oxalá esse projecto seja bem sucedido e possa servir de estímulo a outras regiões. Portugal precisa de deixar de estar tão centralizado em Lisboa – nas suas pessoas, nas suas ambições, nos seus projectos – para atender à realidade diversa e multifacetada das várias componentes do território nacional.

1 comentário:

M.C.R. disse...

Um desejo: que ela seja mais provincial e menos provinciana.