06 janeiro 2006

Centenário do Alexandre Herculano

Decorre este ano o centenário do Liceu (deixem-me dizer assim) Alexandre Herculano. E eu que fui "alexandrino" no seu cinquentenário!! Verdade! E ainda tenho guardado o livrinho comemorativo, número especial do "Prelúdio", o jornal dos estudantes do Liceu.
Lá estou eu, na 1ª fila da foto dos alunos do 4º ano, turma C, nº 11.
E lá estão os meus professores ao longo dos anos: Cruz Malpique, Camilo Fins do Lago, Olívio Costa Carvalho, António Melo de Carvalho, Maria Isabel Chorão Aguiar, Amadeu Saraiva Regadas (profe de canto coral, que tinha uma alcunha a propósito mas que não digo aqui, e onde eu me sentava no grupo dos "desafinados"...), João Gaspar da Costa (ai, as aulas de Latim..), e tantos outros!
Ali conheci, entre muitos, o Adriano Correia de Oliveira a quem eu chamava "Papa big legs", e me castigava fechando-me nos enormes cacifos de madeira!
Mas não sei de contactos, do programa do ano, nada! Será que algum outro "alexandrino" me pode dar uma dica?

3 comentários:

o sibilo da serpente disse...

Também por lá andei dois anos (entre 75 e 77), mas não sei nada do programa.

Primo de Amarante disse...

lamentavelmente, as comemorações estão a ser feitas quase de forma sigilosa. A comissão esqueceu-se de convidar a grande maioria dos ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários. Mas a história de uma Escola não se faz sem chamar á memória os professores, os alunos e os funcionários que teve.

Infelizmente, há sempre quem se sirva do prestigio das instituições, em vez de as servir.

João Paulo disse...

Foi quase por acaso que entrei nesta página!!... É com satisfação que vejo o nome de um professor, Camilo Fins do Lago, que era meu primo!!... Recordo-o com saudade e gratidão. Bem haja
JoséFins