29 maio 2006

Coisas do diabo

Entrámos no gabinete, os colegas e eu, Bom dia, Srª Drª Juíz e ela olhou-me e disse-me Nós já nos conhecemos de algum lado, não conhecemos?, e eu olhei-a, aquela cara é inesquecível, Claro, tenho a certeza que sim, mas não sei de onde!, e a Mma, sobrolho franzido, Pois, de um tribunal qualquer, mas acho que não só daí. E eu, já de sorriso rasgado, que ela é bonita, não resisto à blague, Talvez, Mma, talvez me conheça do cinema!, e acrescentei logo que também devia ser do cinema que eu a conhecia, e ela achou piada, porque teve piada.

Fizemos o julgamento. Foi há quanto tempo? Dois anos? Nunca mais a vi, falámos uma vez ao telefone depois disso, coisa um tanto atarantada, quase profissional (que pessoal não foi), soube entretanto que mudou de sítio, sei por onde anda e soube, até à consternação, que tinha mudado de vida, ou, melhor, de estado civil ou coisa que se pareça, razão pela qual nunca fui ao sítio por onde anda.

Chegado à consternação, entrei no exercício sempre difícil de começar a esquecer. Deletei o número do telemóvel, não fosse o diabo tecê-las, que o diabo é tendeiro e nestas coisas somos parecidos - o diabo e eu, entenda-se -, mas o diabo não tem emenda e pregou-me uma partida e hoje vi-a, à hora de jantar, no sítio do costume, mas, diabo!, que me deu para me sentar numa mesa diferente e virado para o plasma? Olhei uma vez. Olhei outra. Era mesmo ela, Boa noite, Srª Drª, Olá, Sr. Dr.. Ali, mesmo ao lado. O tipo em frente. Dela. Fixei os olhos no jornal, não consegui ler uma palavra, não me apetecia comer, um nó na garganta, e ela falava (pouco) com o tipo. E levantaram-se, Prazer em vê-lo!, e eu de voz sumida, Prazer em vê-la!, incapaz de mais, incapaz de lhe dizer o que me ocorreu, que o prazer seria muito maior se ela estivesse ali sozinha e que quem ia ao cinema com ela era eu.

3 comentários:

C.M. disse...

Vexa não diga que é parecido com esse tal! Que V. é um rapaz bem parecido e bem formado, OK? Tenha juízo!...

Quanto à donzela, pois foi pena: pelo que descreve, o tal que estava sentado em frente dela, devia ser algum daqueles estilo "empata" não? Assim, morcão, como se diz por aí...deixou-me com a sensação de que a Mmª deve ter ficado com pena de também não ter dado a volta...ao texto...that's life...

E afaste-se desses termos perigosos, meu amigo...

C.M. disse...

Olhe, não leve a mal, meu querido amigo, o meu anterior comentário, ok? É com amizade...

Mas os seus textos estão sempre cheios de vida; vê-se que é alguém que a conhece bem e que sabe transmitir essas sensações, esses pequenos (grandes) nadas da vida...

o sibilo da serpente disse...

Eheheheheehe. O tipo deve ser um empata, mas andou mais depressa... O morcão!
Claro que não levo a mal, caro Delfim! E no dia em que pressentir que o rabudo me anda a tramar, vou para um retiro... Fique sossegado.