23 junho 2006

Do Diário da República e do Cherne


Ler o Diário da República, para além do seu lado circunspecto e grave, tem também a sua vertente lúdica. Pelo menos, no que diz respeito a algumas matérias, às quais sou alheio…

Já reclinado no (legítimo) leito conjugal, folheando, displicentemente, o Diário da República nº 119 I-B, datado de hoje, quinta-feira, deparo, a fls.4421, com a Portaria nº 587/2006 de 22 Junho, do Ministério da Agricultura (ainda existe?), Do Desenvolvimento Rural E Das Pescas [ainda podemos apanhar o (nosso) peixe?] a qual apresenta uma extensa lista com as denominações comerciais dos peixinhos. E, eis que caio em cima do “CHERNE”!: ora, o nome científico do mesmo é POLYPRION …AMERICANUS!

Ora, cherne cherne, vale dizer…Durão Barroso!

Certamente que nos lembramos todos da esposa de Durão Barroso, Margarida Sousa Uva, ter dedicado publicamente ao marido um excerto do poema "sigamos o cherne" de Alexandre O'Neill.

Pelo nome (científico) daquele, está, assim, explicada, a existência do…AMIGO AMERICANO!

2 comentários:

M.C.R. disse...

A tontice da pobre drª Margarida Uva é que o poema, aliás belíssimo, do O'Neil termina dramaticamente com o cherne morto, a boiar entre duas águas.
Ou foi excesso de entusiasmo (coisa que pode cegar...) ou um mero acto falhado de quem queria a derrota do Durão.

Mocho Atento disse...

No www.google.pt, quem fizer a busca "failure" e escolher a opção "sinto-me com sorte", encontra nada mais nada menos do que a biografia de George W. Bush.