14 julho 2006

O Sol (quando nasce é de quem?)

O “Sol”, o novo semanário projectado por José António Saraiva, prepara o seu lançamento para breve e já tem o seu corpo accionista definido. Depois de contratar jornalistas, designers e outros quadros, chegou o momento de apresentar a sua administração. Segundo veio a público, um dos principais accionistas, com assento na administração, é o BCP. Aliás, foi divulgado que a apresentação da administração do jornal contará com a presença de Paulo Teixeira Pinto.

É um novo marco na independência do jornalismo português – um jornal administrado e participado por um dos maiores bancos do país. Como será o relacionamento do jornal com temas que envolvam esse banco? Qual será a margem de independência? Qual será o grau de incomodidade que a administração do banco admitirá? Como é que o banco analisaria a actual OPA do BCP sobre o BPI? O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, seja lá isso o que for, não terá nada a dizer sobre esta situação? E a entidade reguladora?

1 comentário:

M.C.R. disse...

No meio disto tudo será que alguém ainda se lembra do primitivo jornal O Sol? Ou daquele outro Sol Nascente, orgão encapotado das juventudes socialistas e comunistas nos anos quarenta?