07 janeiro 2007

Se existiam dúvidas…

A SIC acaba de anunciar que três crianças – Texas (EUA), Índia e Paquistão – se suicidaram por enforcamento ao imitarem a forma como Sadam foi executado e que as televisões têm mostrado e comentado.

Não vai longe a polémica acerca da influência da televisão nas crianças e nos indivíduos menos capazes de discernir o real do virtual. Como se antevia, a forma desastrosa como as potências ocidentais se têm portado no Iraque também se manifestou na forma como acabaram com Sadam. Triste é a imagem que deram a todos nós e em particular ás crianças. Eu virei a cara para o lado por não suportar ver tais imagens, mas uma criança que faz numa situação destas, com a curiosidade que lhes é natural? Absorvem tudo, à sua maneira. A comunicação social fez, também aqui, um mau trabalho, com a apologia à banalização da morte.

Se existiam dúvidas do poder deste meio de comunicação social sobre as crianças este caso dá-nos uma resposta.

4 comentários:

ferreira disse...

Infelizmente é verdade..., muito embora a TV tenha as suas qualidades... preciso é fazer boas escolhas, como em tudo na Vida.
Cumprimentos, ao Meu Olhar, está com uma pedalada, força e energia, neste início de ano, o espumante que tomou tinha « o elixir da eterna juventude»!?

O meu olhar disse...

Caro Ferreira, essa do elixir foi boa. O espumante era bom mas, (in)felizmente, não continha efeitos especiais.
Um Bom Ano para si.

Basófias disse...

que mais me perturbou em todo este episódio é que as televisões que deram a notícia da morte das três crianças foram exactamente as mesmas que, dias antes, transmitiram até à exaustão as imagens do enforcamento de Saddam. Isto é, depois de nos venderem a carne (as imagens oficiais da execução) e a pele (as imagens captadas clandestinamente), as televisões ainda nos conseguiram vender os ossos (a morte das crianças), e tudo da mesma carcaça. Para cúmulo, mesmo a relação entre a morte de Saddam e o suicído das crianças me pareceu pura especulação jornalistica... Mas o certo é que nós, estupidamente, também não somos capazes de enjeitar esses e outros cadáveres.

O meu olhar disse...

Caro Basófias, não tinha pensado nisso. A relação entre as diferentes mortes pode, de facto, também fazer parte da especulação jornalística. Se for o caso, estamos mesmo adormecidos…