21 março 2007

o leitor (im)penitente 13



Pela poesia é que vamos.
Há muitos, tantos anos, em tempos mais penosos e mais exaltantes,
um amigo meu,
numa noite inesquecível de Inverno,
na figueira-sobre-o-mar,
recitou-nos numa rajada
um poema enorme
tumultuoso,
torrencial, de um autor
que todos nós, ouvintes,
desconhecíamos.
Era o ano de 1962
eramos novos,
e a noite, o mar e algumas eventuais cervejas bebidas
tornaram único esse dia,
o dia em que conheci Herberto Helder, para mim o maior poeta português vivo e, seguramente o maior da segunda metade do século XX.
Vinte anos depois tive a honra e o prazer de o conhecer pessoalmente numa livraria do largo da Misericórdia em Lisboa.
E ele era igual à sua poesia por muito estranho que isto possa parecer.



o amor em visita


dai-me uma jovem mulher com sua harpa de sombra
e seu arbusto de sangue. com ela
encantarei a noite.
dai-me uma folha viva de erva, uma mulher.
seus ombros beijarei, a pedra pequena
do sorriso de um momento.
mulher quase incriada, mas com a gravidade
de dois seios, com o peso lúbrico e triste
da boca. seus ombros beijarei.

…..

dai-me uma mulher tão nova como a resina
e o cheiro da terra.
com uma flecha em meu flanco, cantarei.

…………………..
dai-me um torso dobrado pela música, um ligeiro
pescoço de planta,
onde uma chama comece a florir o espírito.
à tona da sua face se moverão as águas,
dentro da sua face estará a pedra da noite.
- então cantarei a exaltante alegria da morte.

…………………………..
toco o peso da tua vida: a carne que fulge, o sorriso,
a inspiração.
e eu sei que cercaste os pensamentos com mesa e harpa.
vou para ti com a beleza oculta,
o corpo iluminado pelas luzes longas.
digo: eu sou a beleza, seu rosto e seu durar. teus olhos
transfiguram-se, tuas mãos descobrem
a sombra da minha face. agarro tua cabeça
áspera e luminosa, e digo: ouves, meu amor?, eu sou
aquilo que se espera para as coisas, para o tempo -
eu sou a beleza.
inteira, tua vida o deseja. para mim se erguem
teus olhos de longe. tu própria me duras em minha velada beleza.

. ……………………..

murmuro os teus cabelos e o teu ventre, ó mais nua
e branca das mulheres. correm em mim o lacre
e a cânfora, descubro tuas mãos, ergue-se tua boca
ao círculo de meu ardente pensamento.
onde está o mar? aves bêbedas e puras que voam
sobre o teu sorriso imenso.
em cada espasmo eu morrerei contigo.

e peço ao vento: traz do espaço a luz inocente
das urzes, um silêncio, uma palavra;
traz da montanha um pássaro de resina, uma lua
vermelha.
oh amados cavalos com flor de giesta nos olhos novos,
casa de madeira do planalto,
rios imaginados,
espadas, danças, superstições, cânticos, coisas
maravilhosas da noite. ó meu amor,
em cada espasmo eu morrerei contigo.
……………………………………………………….
ó pensada corola de linho, mulher que a fome
encanta pela noite equilibrada, imponderável -
em cada espasmo eu morrerei contigo.

e à alegria diurna descerro as mãos. perde-se
entre a nuvem e o arbusto o cheiro acre e puro
da tua entrega. bichos inclinam-se
para dentro do sono, levantam-se rosas respirando
contra o ar. tua voz canta
o horto e a água - e eu caminho pelas ruas frias com
o lento desejo do teu corpo.
beijarei em ti a vida enorme, e em cada espasmo
eu morrerei contigo.

herberto helder

nota: verificarão os mais atentos que se trata apenas de extractos do poema "o amor em visita". quem o quiser na sua integralidade fará o favor de mo pedir que o enviarei por mail.
Na gravura: Matisse, claro.
Em memória de António Carlos Manso Pinheiro "anunciador de grandes poetas"


3 comentários:

ferreira disse...

Infelizmente conheço pouco desse grande poeta que é Herberto Helder.Este poema é arrasador!
Olhe M.C.R. acabei de sair de uma sessão de poesia, em S.João da Madeira. O principal declamador foi José Fanha! Que grande artista que este também é! Fabuloso!

O meu olhar disse...

Tumultuoso e torrencial são óptimos adjectivos para este poema de Herberto Helder. Eu acrescento outro: envolvente, muito envolvente.
Excelente escolha MCR, quer o autor quer o poema.
Um abraço

Silvia Chueire disse...

Concordo com o mesmo entusiasmo com a sua opiniãos sobre Herberto Helder!

Um abraço,

Silvia