29 maio 2007

Homenagem da FLUP ao Prof. Eugénio dos Santos

Decorre amanhã, dia 30 de Maio, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, um colóquio de homenagem ao Prof. Eugénio dos Santos, um dos ‘sobreviventes’ da primeira licenciatura em História da FLUP. Esse colóquio terá como tema “As biografias dos Reis de Portugal”, a propósito da recente colecção do Círculo de Leitores, na qual o Prof. Eugénio dos Santos colaborou com a obra sobre D. Pedro IV, e coincide com o dia do Departamento de História.

O programa é o seguinte:

10H00 – Sessão de abertura, com intervenções de Jorge Fernandes Alves e Amélia Polónia

10H15 – Apresentação do projecto “Biografias dos Reis de Portugal”, com a leitura de um texto de José Mattoso

10H45 – D. Dinis, por José Augusto Pizarro

11H15 – D. Duarte, por Luís Miguel Duarte

12H15 – D. Henrique, por Amélia Polónia

12H45 – Debate

14H30 – D. Maria I, por Luís Oliveira Ramos

15H15 – D. Pedro IV, por Eugénio dos Santos

16H00 – Debate

16H30 – I Encontro da Associação dos Antigos Alunos de História

18H00 – Cerimónia de atribuição da Medalha de Ouro da Universidade do Porto ao Prof. Eugénio dos Santos, e também a dois outros professores de História já jubilados: Francisco Ribeiro da Silva e Cândido dos Santos

É sem dúvida um dia de festa para a FLUP e sobretudo para o seu Departamento de História. Farei os possíveis para não perder a oportunidade de reencontrar professores e amigos que me marcaram na minha passagem pela universidade, com o pretexto de homenagear o Prof. Eugénio dos Santos, meu professor de História do Brasil e de História Cultural e das Mentalidades moderna.

2 comentários:

Primo de Amarante disse...

Ontem almocei com ele. Não falou desta homenagem, nem cantou o fado, como em outras ocasiões.Mas esteve muito bem disposto. Já vi o seu último livro sobre D. Pedro Iv. Foi editado pelo circulo de leitores.
Conheco-o desde que entrei para a faculdade. Na altura jogava bem futebol e cantava ainda melhor. O seu fado predilecto é "a samaritana".

Vou-lhe dar um abraço, porque não sabia desta homenagem.

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Também o ouvi cantar em convívios no meu tempo de faculdade e recordo-o bem disposto, conversador e um belo cantor.