17 agosto 2007

Farmácia de Serviço 36


Nos velhos tempos de Coimbra, corria num pequeno grupo, mais outro!, que se reunia no “Mandarim” uma anedota que tinha por herói o pai de um dos seus membros. Reputado amador de música, o senhor ***, tinha as suas manias, os seus ódios e as suas paixões. Parece que a sua vasta cultura musical tornava difícil qualquer discussão sobre as suas opiniões. Opiniões fortes, constava.
A questão ter-se-á mesmo exacerbado a tal ponto que, confrontado com um adversário mais coriáceo, sobre Beethoven, o referido melómano terá exclamado:
Beethoven? Por vezes inspirado mas sempre ordinarote!
(Se non e vero è ben trovato...).
Ora bem, amadoras (e amadores) da grande música, o vosso boticário nem em férias descansa, pensa em vocês todas, nas que só ouviram o “für Elisa” até às que conhecem o querido Ludwig nos seus mais íntimos pormenores.
Todas (e todos, ao fim e ao cabo ainda terei algum leitor) ganharão em saber que a excelsa editora “Brilliant Classics” se atirou à edição de uma integral do Mestre. Depois de Mozart, Bach e Chopin eis uma integral beethoveniana a baixo preço: 100 discos por 99€!!!
E, perguntarão as leitoras astutas e fartas de cair no barrete dos saldos, quem é que toca? A orquestra de Quadrazais de Baixo?
Nada disso, gentis! Nothing but the best. Gulda, Masur, Brendel, J.P. Rampal, Colin Davis, Grumiaux, von Dohnanye et alia!
Tenho uma larga série de Beethovens na discoteca, as obras mais conhecidas claro e mais umas tantas ou quantas mais para melómano. De todo o modo ainda me faltam obras que de certeza me custariam mais do que os 99 bazarucos aí no mercado discográfico. Vou pois mergulhar de chapa nesta integral. Fico com repetidos? Ora, ora. Há sempre um amigo que não se importa de receber como prenda um disco já ouvido.
Uma prevenção: a integral sairá em França a 13 de Setembro. É provável que chegue cá lá para Outubro ou Novembro. As mais apressadas podem entretanto consultar o site www.abeillemusique.com ou a www.chapitre.com, entre outros para encomendar.

Sem comentários: