17 agosto 2007

“O bom, o mau e o vilão”

A RTP1 passou ontem, logo após o Telejornal, uma inenarrável reportagem da jornalista Margarida Metello sobre “a vida” de Pinto da Costa, com o título acima reproduzido. Não se compreende a motivação e a oportunidade para emitir a dita reportagem no mais nobre horário da televisão pública, tanto mais que a mesma não passou de uma colagem de assuntos velhos e requentados, sem qualquer novidade que justificasse o destaque. Será a falta de assunto? A silly season a atacar? A necessidade de contrapor algo ao funesto dossier entregue esta semana em várias entidades? Uma revanche pelo facto de Pinto da Costa e o FCP terem cortado relações com a RTP, sabe-se lá porquê?

A quem interessa, neste momento, uma reportagem sobre “a vida” de Pinto da Costa? Sobre o presidente do FCP e a evolução do clube haverá muito a dizer, mas não foi sobre os títulos conquistados que a reportagem quis debruçar-se. O que se pretendeu foi sublinhar as suas debilidades – o mau gestor, o “castigador” dos árbitros, o amante instável, o “derrotado” perante Rui Rio, etc. e tal. Então a bateria de depoimentos foi irrepreensível. Só para citar alguns exemplos escolhidos a dedo, foram ouvidos o enjeitado Octávio Machado, ex-atleta e ex-treinador, o despeitado Óscar Cruz, ex-dirigente e ex-sócio de Pinto da Costa, e o “paladino” da luta anti-corrupção no futebol Marinho Neves, ex-jornalista desportivo e, convém lembrá-lo, ex-assessor de Ferreira Torres (esse mesmo!) na Câmara Municipal de Marco de Canaveses. Pelo meio, também o insuspeito chefe da principal claque do clube teve tempo de antena.

Não se tratasse da televisão pública e a reportagem daria vontade de rir. Assim, exige-se que a RTP esclareça o interesse público de tal reportagem. Ou então que diga quando vai fazer uma peça sobre a vida e a obra, os sucessos e insucessos, de outras personalidades públicas. E pode mesmo começar por Luís Filipe Vieira, presidente do SLB. Temas não faltarão.

3 comentários:

M.C.R. disse...

Não entendo também a utilidade e a oportunidade da reportagem que, sublinho, não vi. Mesmo que soubesse que passaria não a veria. n ão me interessa.
De facto se é como V diz a coisa parece um golpe baixo e barato. Não sei também que dossier foi entregue, a quem, e por quem.
Todavia não posso estar de acordo com o ultimo parágrafo. Se o texto sobre Pinto da costa não é de interesse público também não vejo o interesse do tal Vieira, por muito presidente do benfica que ele seja.

pjv.dragon disse...

De acordo quanto à surpresa na falta de oportunidade do programa cujo único objectivo pareceu ser a personificação num só homem de todos os males do futebol e relações com o poder. Acresce uma narração tendenciosa !!! Eu senti-me incomodado com o programa como portista, nortenho mas sobretudo como português. Eu escrevi ao Ex.mo Sr. Provedor da RTP, usando o site da RTP.

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Caro Paulo, só posso aplaudir a sua atitude. Se puder, e se se lembrar, dê-nos nota por aqui da resposta que obtiver do Senhor Provedor da RTP.