10 setembro 2007

Caso Madeleine McCann

Quando começaram a aparecer as notícias do desaparecimento de Madeleine e alguém me disse que podiam ter sido os pais considerei tal hipótese como uma blasfémia.
Quando estes partiram para Inglaterra considerei que era o melhor que tinham a fazer para tentarem retomar alguma normalidade, apesar da pressão agressiva da comunicação social.
Pelo meio questionei-me se estes pais não teriam aberto uma porta perigosa ao incentivar e alimentar notícias na comunicação social e isso era perigoso porque, em algum momento, poderiam perder o controlo dos acontecimentos e passarem de dadores da notícia para a notícia em si mesma.

Agora, depois de saber que advogados vão contratar, fico com muitas reservas. A ser verdade, tudo indica que o dinheiro que muitos deram para procurar Madeleine vai cair nos bolsos dos advogados para protecção dos pais. Assim sendo, esta opção, em favor de si próprios, tem como reverso ser em desfavor da busca da filha. Por outro lado, a mim parece-me que quem se considera inocente não investe tanto na sua defesa.
Claro que esta notícia da indicação dos advogados pode ser falsa mas, a ser verdadeira, a minha crença inicial desvanece-se.

2 comentários:

jcp (José Carlos Pereira) disse...

Não consigo "ter opinião" sobre este caso, que ainda nos pode reservar fartas surpresas. Só espero que a nossa polícia e a nossa justiça sejam precisas e concludentes. Perante a projecção mediática que o caso alcançou, a nível nacional e internacional, não há espaço para dúvidas ou suposições. O caso Madeleine não pode ter uma solução presumida como aconteceu, há algum tempo atrás, com o caso Joana.

victor rosa de freitas disse...

A questão é que quem se considera inocente, nunca deve acreditar na "inocência" da "justiça" portuguesa.

E mais vale prevenir...

Não nos esqueçamos que os ingleses "gostam" muito de Portugal, mas para passarem umas férias tranquilas...Quanto ao mais e ao "nosso" sistema de "justiça" acham-nos o esgoto da Europa, pior que a Turquia.

O resto é propaganda clubística de um lado e outro...

Fazem bem os Mc Cann em se resguardarem e prevenidamente se defenderam de eventuais ataques dos "mouros".