01 setembro 2007

missanga a pataco 25

Carta a JCP

Meu caro JCP
Estou a vê-lo aí diante de uma almoçarada digna de Eça de Queiroz, homem de sólido apetite, há que dizê-lo, a rir-se da multidão que desde a manhã, de lancheira em punho, acampou nas margens do Douro para ver as avionetas. Quando chegar a hora de dar ao dente, os pasteis de bacalhau estão secos, as sandes mortiças o briol quente.
Permita-me que me junte a si, só em palavras infelizmente, que eu bem daria ao dente em sua companhia, para juntar dois pontos: ao que sei as papalvas câmaras municipais do Porto e Gaia, deram 200 mil euros cada. A do Porto computa noutro tanto o que gastou em infra-estruturas efémeras. Ora aqui está uma ajuizada gestão dos dinheiros públicos!
Em segundo lugar, uma pequena reflexão sobre o número de espectadores. O jornal de hoje, dizia que ontem se tinham aglomerado duzentas mil almas, enchendo por completo as margens do rio. Há pouco a tv, sempre ela, pela boca de um rapaz que não deve saber contar até 100, já avançava com 600.000 pessoas. A minha questão é apenas esta. Conhecendo as ruas da marginal de ambos os lados, somando-lhe as ladeiras, os telhados, o cabedelo, os pátios de algumas residências ricas, o janelame alugado as esplanadas e tudo o mais, onde é que conseguem meter tanto povo. O jornal El Pais sempre que há manifestações em Espanha apresenta os percursos usados e os acessos e calcula os manifestantes a um por cada 1,1m2 se não estou em erro. Onde é que há 600.000 metro quadrados nas duas margens mesmo dando de barato que o público se espraia para jusante da ponte da Arrábida e para montante da ponte D Maria?
E finalmente: será que amanhã o jornal, para não ficar atrás da tv, não falará em 800.000 espectadores

Na gravura: portuenses indómitos metidos numa lata para provar que é possível haver mais de 200.000 espectadores beste grandioso "evento" desportivo!

2 comentários:

Primo de Amarante disse...

Se clikar em cima das fotos que coloquei no margemesquerdatribunalivreb.blogspot.com, poderá imaginar, com mais rigor, o número de pessoas.

josé disse...

Meus caros amigos, MCR e Primo:

Não leram a minha provocação, mas vão lá lê-la e defendam-se se forem capazes. Mostrem-me que não tenho razão.

Há mais munições à espera...

Um abraço.