25 setembro 2007

O Metro do Porto na Asprela (continuação)

aqui escrevi sobre a saga do metro do Porto na zona da Asprela. Agora, com uns dois anos de atraso, a empresa Metro do Porto decidiu finalmente arranjar o piso e as áreas de circulação da Rua Dr. António Bernardino de Almeida, arruamento que serve o IPO, a Escola Superior de Enfermagem e várias outras instituições de ensino, um hotel e um centro comercial e que ficou esventrado todo este tempo por acção das obras do metro. Parece que a seguir será a própria Alameda Dr. Hernâni Monteiro, defronte do Hospital de S. João, a ser recuperada, de modo a acabar com os túneis a céu aberto que de nada servem. Até aqui tudo bem, apesar do longo atraso registado.

Contudo, encerrada ao trânsito a Rua Dr. António Bernardino de Almeida, as “autoridades” decidiram desviar a circulação automóvel para poente, em direcção à Rua de S. Tomé. E é aqui que a porca torce o rabo. Precisamente no cruzamento da Estrada da Circunvalação com a Rua de S. Tomé, aconteceu há alguns meses um aluimento da via da direita na sequência de uma obra que aí decorria. Por essa razão, enquanto ninguém repara o aluimento o imenso tráfego é desviado para um local incapaz de escoar o volume de trânsito que para aí é debitado, provocando engarrafamentos tremendos em horas de ponta.

Quem gere o espaço público não viu isto? Quem é responsável por aquele aluimento e pela sua reparação? Quem deu ordem para começar uma obra sem acabar a anterior? Por estas e por outras tenho pena de não haver por aqui calhambeques ou avionetas. Assim, o Senhor Dr. Rui Rio sempre se esmerava em ter isto num brinquinho…

1 comentário:

José Faria disse...

Pois foi uma pena o Sr. Presidente Rui Rio, não ter programado o Circuito do S. João / Circunvalação / Asprela, em vez de Circuito da Boavista.
Já tudo estaria pronto e num "brinquinho" onde mais é preciso: Na envolvente de uma Unidade e Escola Hospitalar como é o Hospital de S. João, com toda uma enormidade de serviços de saúde e educativos, nas proximidades, como é o caso das Universidades e do IPO.
Nós só elegemos cegos, porque só os cegos se candidatam!

Abraços e parabéns pelo Blog.
Cheguei cá pela "mão" da minha amiga e colega "Brancamar".