18 novembro 2007

Freguesias Reclamam + Dinheiro

As Juntas de Freguesia reclamam mais dinheiro. Pelo menos é o que se depreende festa notícia. Nunca vi grande utilidade na existência de Freguesias, em particular nas Juntas dos grandes centros urbanos. Que serviços são prestados por uma Freguesia que não possam ser assegurados pelo Município? E isto sem se perder a tal relação de proximidade.

São quatro mil e tal freguesias, outros tantos presidentes, secretários e tesoureiros. O mesmo número de sedes e de despesas correntes. Depois ainda há a assembleia de freguesia. Para fazer o quê? Se formos ler o plano de actividades das Freguesias – aquelas que o têm – verificamos que o mesmo reproduz o volume de iniciativas que a Câmara se propõe fazer na freguesia, o resto são despesas de pessoal, senhas de presença e outras despesas de funcionamento.

3 comentários:

o sibilo da serpente disse...

Já tínhamos falado sobre isto, não já JSC? Não sei por aqui, em escrito, ou se mesmo verbalmente. Estou inteiramente de acordo. Mais dinheiro para as freguesias só faz sentido se se achar que as Juntas fazem sentido. E cada vez acho que têm menos.

M.C.R. disse...

Às vezes penso que vivemos no país do faz de conta. As freguesias eram úteis e interessantes no tempo em que o campo era povoado e metade da população (ou mais vivia nele). aí as freguesias tinham toda a razão de ser. Mas agora? corresponderão ainda a populações estáveis e residentes? não seria melhor ir acabando com as freguesias inexistentes? E, já agora, que dizer dos concelhos fantasmas ou a caminhar para tal? O país passava bem com 150-180 concelhos, o resto é uma inexistência. só que... há interesses em manter estas estruturas quanto mais não seja pelo "prestígio" Veja-se o caso de dezenas de cidades feitas à pressa sem qualquer significado que não seja o orgulho insensato dos moradores.
Meu caro JSC: está a comprar uma má guerra. Esta malta quer mais. Mais freguesias, mais dinheiro, mais autarquias, regiões e sub-regiões. E se não nos pomos a pau ainda voltam às províncias.
Já agora: que me diz dessa excrecência inútil chamada governo civil? além de passar passaportes serve para quê?

JSC disse...

Freguesias, Assembleias de Freguesia, Governos civis, assembleias distritais são algumas das estruturas locais ou descentralizadas que absorvem muitos e muitos recursos, sem acrescentarem grande valor à vida dos cidadãos.
A discussão sobre a regionalização deveria começar por questionar a existência do actual modelo de organização do Estado. O problema, como dizem, é que ninguém quer cortar nada que mecha com os lóbis partidários locais. É por isso que muitos dos que falam e insistem na Regionalização, o que pretendem é criar mais órgãos, mais recursos a afectar a uma nova classe política.