08 abril 2008

Missanga a pataco 50

Pato à moda de Buarcos

Num texto aí em baixo, apresentava-me eu, pimpão e tolo, como um macaco velho de rabo pelado. Em má hora o fiz que pouco depois, reenviava um mail acabadinho de receber sobre uma bebé horrivelmente queimada. Tratava-se de, criando uma cadeia, fazer com que os pais da criança ou o hospital recebessem uns cêntimos por cada mail enviado.
A minha querida amiga MLA, a quem devo um almoço e muito mais, fina como um coral, logo fariscou que algo não estava nos conformes no mail que lhe reenviei. E, enquanto o maligno esfrego um olho, apanhou na internet a história daquela aldrabice que, parece, não dava lucro a ninguém.
Que dizer em minha defesa, além da pronta confissão da minha burrice e ingenuidade? Pois nada, ou muito pouco. Eu normalmente não reenvio mails deste tipo. Todavia, recebi-o de um velho, bom e leal amigo, que já confessou ser tão ingénuo quanto eu (a ele foi a filha que o preveniu mesmo antes de eu lhe mandar o que a MLA me enviara). Este meu amigo será como eu, ingénuo, mas de parvo não tem, nunca teve nada. Vindo dele até uma confissão de que o papa é ateu merece, pelo menos, ser tida em consideração.
Não quero desculpar-me com o argumento da autoridade alheia. Caí que nem um pato na esparrela e o meu prezado A. não tem qualquer culpa. O mensageiro pode ser sincero, a mensagem essa é, agora à vista desarmada, duma falsidade grosseira. O mail foi reenviado a cinco ou seis pessoas que provavelmente o terão creditado como sério visto vir de alguém que se ufanava de ser macaco velho. Desculpem lá amigos. Neste incerto mundo até os macacos mesmo velhos se podem metamorfosear em patos. Igualmente velhos e patentemente tontos. Em pano ruim qualquer nódoa cai seja pela lei da gravidade seja por fatal atracção.


* gravura pilhada por aí e que se intitulava "pato em R
oma". Calha bem porque tenciono ir até lá de penitência lá para fins de Maio. A CG quer muito conhecer o Papa ou pelo menos um cardeal vestido a rigor, E verificar com os próprios olhos se os gatos dos foros romanos são tão bem tratados quanto se diz.

Sem comentários: