15 julho 2004

Justiça e Comunicação

Do site da ASJP colhemos esta interessante informação:

«5. Projecto de curso de formação sobre "Comunicação Organizacional e Media Training", a realizar em parceria, entre a ASJP e a Escola Superior de Comunicação Social.
Como será do conhecimento dos associados, no presente ano, no âmbito da Formação Permanente foi promovido pelo CEJ, em parceria com a Escola Superior de Comunicação Social, um curso sobre "Justiça e Comunicação", com uma componente de media training. Para além de conhecimentos teóricos o curso proporcionou também o treino prático em condições semelhantes às que qualquer pessoa enfrenta quando é entrevistado em plena rua ou num estúdio de rádio ou de televisão.
Dada a componente prática, ministrada em estúdios de rádio e televisão da ESCS, o número de participantes adequado é de 20, por curso, limitação que impediu a participação de parte dos juizes inscritos.
A opinião de todos os que puderam participar é unânime em reconhecer a maior oportunidade e utilidade do curso.Justamente por isso, a ASJP tem em vista organizar um curso semelhante, igualmente em colaboração com a Escola Superior de Comunicação Social, de modo a possibilitar o acesso ao mesmo a um maior número de interessados, para o efeito tendo iniciado já diligências junto da ESCS.
Sendo certo que o preço total do curso, para 20 pessoas, importa em € 7 500, ponderamos solicitar aos interessados uma comparticipação, quase simbólica, de € 100, suportando a ASJP o restante encargo. Prevê-se que o curso decorra em 6 dias, à razão de um dia por semana, em princípio às sextas feiras, num horário das 10h00 às 18h00, nas instalações da ESCS, que se situam próximo da estação da CP de Benfica (Linha de Sintra).
É possível iniciar o curso a partir de meados de Outubro para ser concluído em Novembro.
A frequência do curso é certificada pela ESCS.
A ASJP obterá a necessária autorização do CSM para dispensa de serviço.
Para colegas que o pretendam, a ASJP diligenciará a reserva em hotel.»(...)

Ao que julgamos saber, no ano 2004/2005 o CEJ irá organizar, no âmbito das actividades de formação permanente, outro/s Curso de Especialização em "Justiça e Comunicação", também em parceria com a ESCS e tendo já em conta a apreciação qualitativa desta primeira experiência, feita pelos participantes.

Tendo em conta que o objectivo geral deste Curso era/será "demonstrar a importância da comunicação enquanto instrumento fundamental na gestão das Organizações", nas vertentes interna ("influência determinante para a eficiência e eficácia organizacionais") e externa ("potencialidades dos Media Relations e na necessidade de as Organizações estarem preparadas para enfrentarem crises e conseguirem geri-las na óptica da comunicação") espera-se que, desta vez, a Procuradoria Geral da República e o SMMP estejam, ao menos, atentos à data das inscrições...


Adenda em 27/11/05 - eliminou-se, por desactualizado, o link constante do post para o programa do curso Justiça e Comunicaçao, organizado pelo CEJ, com a ESCS. Tal programa pode agora ser consultado aqui: : http://www.cej.pt/fpaccao8.htm#encerramento

2 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi falar de eleições antecipadas no SMMP, será má língua?

Anónimo disse...

Quem falar,tento na língua. Chegou o catecismo na circular nº9/2004