08 novembro 2004

A resposta...

... do Senhor Bastonário Dr. José Miguel Júdice ao Comentário do Dr. João Rato, aqui publicado, pode ser lida no portal da Ordem dos Advogados.
Com presumida autorização, aqui o transcrevemos:

«Com autorização do Sr. Procurador Dr. João Rato publica-se o comentário que por ele foi feito ao texto que fiz sair no “DN”. Respeito a opinião do meu contraditor, como é evidente. Mas discordo dela. Duas únicas notas: a minha posição sobre o papel do MP nos tribunais de trabalho, nos gabinetes ministeriais e nas acções cíveis é antiga. Por exemplo, defendia-a em Braga num debate sobre o Estatuto do MP, em que fui convidado a falar ainda antes de ser eleito Bastonário. E tal posição fazia parte do programa de candidatura que apresentei em 2001 e se tornou o programa da Ordem dos Advogados neste triénio. Posição antiga e que nada tem a ver com a teoria da conspiração em que afunda o argumentário do meu contraditor.

A defesa da autonomia do MP é posição oficial da Ordem e é a minha pessoal. Nada disso depende da ingratidão, real ou hipotética, de ninguém, pelo menos enquanto eu for Bastonário. Mas nem todos os Advogados assim pensam e muitos defendem que devem ser Magistrados Judiciais a dirigir o Inquérito a realizar pela PJ. Por isso digo que é pouco sensato que o MP ataque sistematicamente a Ordem dos Advogados (ainda agora no blogue os ataques se repetem), pois não somos em regra pessoas que gostem de ser assim tratados.

Como não há duas sem três, posso dizer que adoro fábulas. Mas que nem eu sou um gato nem o meu contraditor é uma ratinha. Longe de mim querer comer o Sr. Dr João Rato. E embora sejamos 22000 Advogados e muitos a passar por dificuldades, estou certo que nenhum de nós quer devorar nenhum Procurador. Quanto a casar, temos excelentes exemplos de que tudo correu bem, pelo que também por aí temos de ter esperança…»
Apenas uma nota de rodapé:
A propósito da frase «Por isso digo que é pouco sensato que o MP ataque sistematicamente a Ordem dos Advogados (ainda agora no blogue os ataques se repetem), pois não somos em regra pessoas que gostem de ser assim tratados», se "ataques" surgiram neste blogue à Ordem dos Advogados (não se vê quais tenham sido), eles não partiram seguramente de algum dos membros que o compõem. E, pelas opiniões dos comentadores, em especial dos anónimos, não nos podemos responsabilizar, como é evidente.
Seja como for, agradece-se ao Senhor Bastonário o tempo que perdeu na leitura deste blogue.

3 comentários:

Anónimo disse...

RATO:1 - GATO DAS BO(s)TAS:0. Estou agostar desta fábula...

Anónimo disse...

O valor global das acções propostas pelo MºPº, em representação do Estado, na comarca de Lisboa, ronda os € 8.000.000 (ver relatório da PGR do ano de 2003, in www.pgr.pt).
Virá daí o apetite do gato?

Anónimo disse...

Afinal há 2 lobbys: Um dos advogados, outro de alguma magistratura do ministerio público.
Os primeiros com fundamento constitucional, pois não é aos advogados que compete o patrocínio de particulares? E não é compreensível e defensável que pensem nos proventos desses patrocínios, até por serem profissionais liberais?
Agora, os magistrados... senhores??!! ... Tem muito que se lhe diga: Querem apenas justificar lugares de carreira. Descobre-se-lhes a careca!
Eis a verdade, nua e crua.
João Costa