10 dezembro 2004

Coisas da vida...

O Comércio do Porto traz hoje, assinada por Joaquim Gomes, uma “notícia” intitulada Procuradores em guerra aberta nos "blogs" devido à possível detenção de líder do FC Porto, que o Carteiro tomou a iniciativa de dar relevo mais abaixo, baseada no que foi escrito nestes posts e nestes blogs (por ordem cronológica): Detenções ilegais (direitos), Detenções ilegais (Incursões), "Detenções Constitucionais" (Grande Loja do Queijo Limiano) e A detenção por fortes indícios de prática de crime doloso a que corresponda pena de prisão cujo limite máximo seja superior a três anos (Incursões).

Trata-se de um texto que, com fins óbvios, distorce e subverte grosseiramente o sentido daqueles posts, bastando a simples leitura destes para o constatar – a antítese do que deve ser uma informação objectiva e rigorosa, de que tanto se precisa.

Não posso, porém, deixar de prestar os seguintes esclarecimentos:

1. O meu post A detenção por fortes indícios… mais não pretende do que dar nota da existência de outros pontos de vista (não necessariamente melhores), diferentes daquele que sustenta uma prática de detenções que tem vindo a ser ultimamente seguida pelo Ministério Público.

2. Foi escrito em termos genéricos, sem visar, como ficou claramente expresso, «a actuação do Ministério Público ou das polícias em recentes acontecimentos que são do domínio público», nomeadamente, o chamado processo do “Apito Dourado” ou a eventual detenção de Pinto da Costa, de que estava a leste.

3. Foi escrito, apesar da sua aparente inoportunidade, por entender que aquela prática de deter para ouvir e impor medidas de coacção diferentes da prisão preventiva não se compadece com princípios essenciais dum estado de direito democrático – para a defesa desses princípios não há momentos mais oportunos que outros.

4. Não há, pois, pelo que me diz respeito, “guerra aberta entre procuradores”, mas simples divergência de pontos de vista, naturais entre pessoas que pensam com cabeças diferentes.

Por esta e, sobretudo, por outras, decidi, por minha exclusiva iniciativa, suspender, por uns tempos, a participação que vinha a ter neste blog. Espero que os meus companheiros de rota não levem a mal e que continuem a mantê-lo e a contribuir para a sua melhoria, pois é sempre bom ter uma voz livre…

PS - Com pesar meu, não tenho a honra de ser "ex-chefe de gabinete de Cunha Rodrigues".

Lemos da Costa

5 comentários:

Kamikaze (L.P.) disse...

Suspender a sua participação no Incursões, LC? Está mais que no seu direito, claro, mas desculpe-me o desabafo: daqui "de fora" não se compreende como a "notíicia" do Comércio do Porto possa ser motivo para tal decisão! Pelo contrário, o papel de esclarecimento, debate e participação cívica que este tipo de blogs propicia mostra-se, à saciedade, indispensável. O seu post sobre as detenções era sério e fundamentado e deturpações com intuitos mais ou menos claros por parte de jornalistas é quase o pão nosso de cada dia. Isto é só a primeira estocada (espanta-me que não tenham começado mais cedo)e seguramente o LC não é homem de "recolher" à 1ª investida.
Vá lá LC, isso não é coisa para deixar marca por mais que uma (esta) noite!
Em todo o caso, bem haja pelo seu desassombro na assumpção de posições, num contexto profissional em que tal atitude é apanágio de poucos mas bons.
Afectuoso abraço.

Kamikaze (L.P.) disse...

Quando comecei a escrever o anterior comentário ainda não havia nenhum publicado. Vejo com agrado que, entretanto, o sempre ponderado Nicodemos e eu afinámos pelo mesmo diapasão. É que parece tão óbvio quue a "coisa" não é caso para tanto...

Primo de Amarante disse...

Compreendo a posição de L.C. Não é bom para os princípios vê-los a serem "declinados" em "guerras" pessoais. E isso é tanto mais desconfortante, quanto mais se defendem princípios.
Há dias escrevi um post sobre a verdade e a mentira. O Lugar do sentido e da validade está na linguagem, mas esta tem de obedecer a regras para que o debate não seja um conflito. Os mal-entendidos ou deturpações são instrumentos da confusão e para quem gosta de navegar em águas limpidas isso torna-se insuportável. A minha solidariedade para com L.C.

Silvia Chueire disse...

Caro LC,

Foi seu o convite, que à primeira vista podia parecer descabido, para que eu participasse com meus poemas, deste blog. Você tem sido um leitor atento e incentivador do que escrevo.
Sou apenas uma leitora distante do Incursões, porém também lhe peço que reconsidere, apesar de ter compreendido perfeitamente as razões. É mais importante manter o espaço, livre, de opinião, do que cedê-lo, penso. Ainda que outros companheiros seus permaneçam, é sempre menos uma voz e ao que tenho lido uma voz de peso.
Para mim pessoalmente ficaria estranho permanecer sem o meu principal anfitrião.
Um abraço,

Silvia Chueire

Kamikaze (L.P.) disse...

E quem AQUI disse o contrário, Pinto Nogueira? Eu não dei por nada, mas sou distraída Contudo, neste post de LC que aqui comentamos, a sequência dos postais, sobre o tema em causa, dos blogs direitos, Incursões e GLQL espelha exactamente o que acabou de referir!