12 abril 2005

A ver se nos entendemos

Os contributors do Incursões sabem que, desde de 31 de Março, os meus percursos incursionistas estavam bem distantes deste blog(#). E, via Carteiro, os demais colaboradores e leitores ficaram a saber, um dia destes, que "andei por fora".
Ainda assim, durante esse período, que terminou hoje à tarde, tive oportunidade de "espreitar" o Incursões por duas vezes: numa delas pude ler o post em que L.C. anunciava que suspendia a sua colaboração no blog, pois precisava de um periodo de nojo. Com os dados de que então dispunha - apenas o que constava dos posts e respectivos comentários - concluí que o fazia na sequência de mais um ataque de um vírus informático que o próprio já antes identificara e denunciara, desta feita travestido de "Lélé da Cuca".
Não fora saber de alguns antecedentes e parecer-me-ia coisa pouca. Como sabia, compreendi e respeitei a decisão do L. C. (sem prejuízo de, ainda assim, subscrever o que a propósito escreveu MCR).

Mas percebi que as coisas não eram tão claras para vários outros colaboradores (e, certamente, para muitos leitores), todos eles alheios às motivações e sequelas daqueles ataques virais (sequelas nas quais incluo alguns posts entretantos "suavizados" ou eliminados pelos seus autores e outros, do Carteiro, escritos em linguagem mais ou menos cifrada).
Mas havia já alguns antecedentes, reconheça-se - daí o desfalecimento do empenho de alguns no "projecto Incursões" (ainda que tal projecto fosse "a ausência de projecto", como algumas vezes referiu L.C.)?
Outras razões terá havido. Atrevo-me a elocubrar, entre tantas imagináveis e possíveis: para uns, a quase expurgação dos posts e debates sobre temas jurídicos e judiciários, que haviam sido inicialmente "o prato forte" do Incursões; para outros, porventura o receio de perda de coesão interna, pelo rápido alargamento do número de contributors; para alguns outros, talvez, a definição do "projecto Incursões" pela "ausência de projecto"; para um ou outro, a suspeita de que, "por detrás" do Incursões, houvesse interesses pessoais e/ou corporativos (há sempre quem desconfie da transparência e simplicidade das motivações alheias); provavelmente para a maioria (e é este o meu caso), apenas a errante circunstância da sua própria vida profissional e/ou motivação pessoal - pois veja-se como, ultimamente, outros contributors, que o eram apenas ocasionalmente, têm enriquecido o Incursões de maneira notável (permito-me destacar, entre eles, a Amélia e o MCR)!

Eis que hoje parece ter-se espoletado claramente um clima de suspeição e desconfiança entre (alguns d)os incursionistas.
Entendamo-nos:
L.C. foi o impulsionador do Incursões e, como tal, naturalmente, o seu administrador. E quando o blog seguia já o seu caminho a passos largos, convidou-me para o coadjuvar.
Com os poderes de administração pude, tal como já podia L.C., enviar convites para novos contributors, editar ou eliminar qualquer post, eliminar comentários (*) e gerir o template. Esses poderes de administração foram por ambos usados com parcimónia e, que eu saiba, nunca passaram pela alteração do conteúdo de post alheio ou pela sua eliminação. Mas serviram para colocar imagens nalguns postais de outros colaboradores, para lhes serem introduzidos links, para ser, uma ou outra vez, destacada alguma parte a cor ou a bold e, entre outros importantes e indispensáveis aspectos logísticos (relativos ao template), para se criar e alimentar o índice temático e o índice de blogs.

Entretanto, segundo soube hoje:

- L.C. entendeu que a sua auto-suspensão/periodo de nojo passava pela eliminação do seu nome da lista de contributors e "dilitou-se";
- para que não ficasse como único administrador do blog um colaborador na ocasião impossibilitado de exercer essas funções - eu própria - deu (informáticamente) tais poderes ao Carteiro e ao JCP, partindo do princípio de que se aperceberiam do "upgrading" ...
- JCP apercebeu-se da "novidade" mas não se apercebeu da sua génese e motivação e o Carteiro, que já aqui referiu por várias vezes não perceber lá muito de tecnologia bloguista, muito menos se apercebeu e o resultado foi... o que ontem se viu!

Dada a confusão entretanto gerada, voltou-se à situação inicial: com L.C. auto-suspenso, a administração do blog está apenas a mim confiada. Por ora, claro. Pois fico na expectativa de que o período de nojo de L.C., seja curto, porque foi ele o impulsionador do Incursões, porque foi a marca de elevação que lhe imprimiu desde o início que lhe grangeou novos colaboradores, mais leitores e o respeito da comunidade bloguista e porque não sei se sem ele fará muito sentido o Incursões continuar.

E fico também na expectativa de que os recentes percalços possam ser ultrapassados - para o que espero possa contribuir este postal. Pois se o Incursões seguiu um rumo algo diferente do que inicialmente se vinha delineando (o de um blAWg aberto a outras temas de cidadania, à intervenção cívica e ao belo), do meu ponto de vista a evolução registada resultou de um processo inerente e natural à circunstância dos seus colaboradores e da própria comunidade bloguista, na qual passaram a proliferar os blAWgs, dos quais o Cum Grano Salis - de que também foi impulsionador L.C. e de que fazem parte, entre outros, vários colaboradores do Incursões e ex-colaboradores (que ali encontraram um espaço mais estritamente jurídico-judiciário onde se sentem mais a gosto) - é já uma referência.

A 21 de Abril ausentar-me-ei de novo do país por mais um periodo de cerca de 10 dias. Como única actual administradora do Incursões, espero que o rumo deste blog se tenha entretanto auto-clarificado. Até lá continuarei, no que me for possível, a dar o meu contributo.

Entretanto, por imperativo de transparência, esclareço que:
- retirei hoje da lista de contributors: a seu pedido, os nomes de Rui do Carmo e ambososdois; por indisponibilidade de tempo para colaborar, já manifestada anteriormente à minha ausência, o nome de Livianu (Roberto), magistrado do MP brasileiro; por esta última razão terá também sido há dias retirado, por LC, o nome de Pengjian (note-se que Livianu e Pengjian nunca colaboraram, de facto, no Incursões);
- desconheço em que circunstâncias deixou de constar da lista de contributors o nome do Gastão, sendo que está pendente de aceitação do mesmo um (novo) convite para contributor, certamente enviado por L.C.

Quanto aos pedidos da Amélia e do Carteiro (formulados em comentário ao último postal da Amélia) para deixarem de ser contributors, aceitem que não os satisfaça de imediato e aguarde a vossa reacção a este meu postal. (**)


(#) Vide post seguinte
(*) para que tudo fique bem claro: se um comentário é eliminado nestas circunstâncias em seu lugar fica a constar "deleated by a blog administrator" (ou algo parecido)
(**) Amélia: se quiser elminar ou editar o seu último postal (ou qualquer outro), basta entrar no blog e clicar em edit post: as duas opções ser-lhe-ão então apresentadas; mas permita-me que lhe peça que não o elimine : porque perderíamos o seu belo poema ilustrado, porque arrastaria para o limbo escritos alheios, porque o meu postal deixaria de ser entendível e porque num blog, tal como na vida, o caminho não está atrás mas sim diante de nós, no presente e no futuro.

6 comentários:

josé disse...

Kamikaze:

Um blog é um blog- é um blog!
Nem mais nem menos.

Este blog tem os seus altos e baixos, como todos.

Agora, deixe-me dizer-lhe um segredo: anda por aqui um tal MCR que é, sem margem para as minhas dúvidas, um dos melhores escritores da net em formato blog.
São raros estes personagens. Conheço dois ou três. Um deles assina como Dragão; outro, anda esquecido e assinava como Vodka7 ( personagem de Bukowski)mas chama-se Rui Pelejão e é jornalista no Auto Sport. Um outro, anda perdido por Nova York, assina no blog Memória Inventada e dá pelo nome de Vasco Barreto ( sim...filho de Ireneu). Não é segredo, pois já lá está o nome.

Agarre O MCR como colaborador, senão sou eu quem lhe oferece guarida para escrever noutro sítio, ou o incentivo publicamente a fazer ele próprio um blog literário.
Já tarda, aliás...e assim, o incentivo já está escrito!

M.C.R. disse...

Coitado do mcr: todos a tentarem fazer dele a rã que inchou e pariu já não sei o quê!
O mcr sente-se bem aqui, sente-se quentinho, que é que querem. Foi bem recebido, é afagado mais do que merece e lê tudo o que os outros escrevem.
Discorda que se farta mas só exprime essa discordância quando ela tem a ver com principios. E não desiste nem amua porque sabe que quem vai ao mar dá e leva. (mcr é meio figueirense, terra onde se diz que quem não rema já remou).
mcr gosta desta malta do blogue e não lhe apetece transferir-se para outros clube maior nem que seja o tal Chelsea ou o Real Madrid. Isto não quer dizer que não dê uma mãozinha a quem o convidar. Todavia, como é "marxista", tendência Groucho, desconfia sempre de clubes em que aceitem um paroquiano igual a ele...Estão prevenidos!
mcr e seu antigo associado, Manuel Heinzelmann, agora estabelecido com loja própria (Au Bonheur des Dames) são criaturas carregadinhas de defeitos mas com uma pequena virtude: são fieis aos amigos e a quem os tratou decentemente: agora e sempre. São, numa palavra (aliás quatro!...), CÃES QUE CONHECEM DONO!
Portanto: enquanto o(s) deixarem, aqui estará semanalmente trazendo a sua mercadoria à feira, vendendo-a a rastos de barato, tomando um copo com os restantes feirantes, pela tardinha, vendo passar as meninas e tendo saudades do seu tempo de rapazola atrevido.
Quando algum tunante entrar pela feira, armado em pauliteiro de Miranda e vociferando inconveniências, pois lá terá de lhe fazer frente.
Caríssima Kamikaze: vejo que voltou desse México lindo, como diz o "corrido". Seja bem tornada e, já agora, faça o favor de me dizer se é verdadeira ou falsa, a notícia que a dava a cavalgar entre Chihuahua e Casas Grandes, de grande sombrero, e na companhia de um sinistro punhado de cavalheiros que davam por Emiliano Zapata, Pancho Villa, Speedy Gonzalez, os Sete Magníficos (!!!), tudo acompanhado por um grupo de mariachis e a beber imoderadamente tequillas fresquíssimas. Eu, claro, não acreditei mas depois...pensando bem e lendo-a melhor...(e por aqui me fico)
E agora vou ler o seu post tanto mais que estou interessado no caso do presidente da câmara de Ciudade de Mejico.
Ah, já me esquecia: li o que diz sobre as qualidades literárias deste seu criado. Que exagero, Kamikaze, que exagero! De todo o modo "Arigato"
mcr

Silvia Chueire disse...

Kamikaze,

Bem vinda !
Achei ótimo este post esclarecedor.
E espero que o carteiro reconsidere. Afinal carteiros não abandonam o posto não é? Quem entregaria nossas cartas ? : )
E que a Amélia, de quem gosto tanto, também reconsidere.
E que o LC volte logo.
Foi muito bom vê-la de volta.

Um abraço,
Silvia

Amélia disse...

Sílvia e demais: vou ficar por mais uns tempos e peço ao Compadre que o faça também.Quanto ao mais remeto para o comentário que acabo de colocar ao famigerado foto-poema que enviei.Esperando que a atmosfera em geral fica mais distendida, porque não me sinto nada bem em ambientes de conflitos...

Mocho Atento disse...

Estou fora desta discussão. Alguém pode explicar o que passa ?

Kamikaze (L.P.) disse...

Meu caro mocho, ficar´+a mais esclarecido se ler, para além deste post, os comentários ao anterior foto-poema da Amélia... e blogue, que o seu blogar faz falta ... :)