31 maio 2005

estado da justiça

"elementos fundamentais para se apreciar das razões do estado da justiça que impera num país"

interessante contributo do juiz de círculo Joel T. R. Pereira, inserido no blawg Verbo Jurídico e amavelmente colocado também em comentário a post do Incursões - A pior Justiça da Europa -, onde o debate (a propósito de artigo publicado no último Expresso) prossegue, tal como prossegue neste post do juiz conselheiro Simas Santos, também aqui no Incursões (atentar também neste outro post de Simas Santos, sobre o STJ e o sistema de recursos, a propósito de "notícia" no DN).

Mais uma achega: o artigo de opinião ("Justiça Socrática") assinado pelo juiz desembargador Afonso Henrique C. Ferreira, também publicado no Expresso, pode ser lido no Ciberjus, neste post intitulado "Reforma da justiça: 14 perguntas à procura de uma resposta".

2 comentários:

assertivo disse...

Bem pensado e bem esgalhado, este post! A questão levantada relativamente à informatização dos tribunais é o levantar do véu sobre uma realidade tão mais assombrosa quanto conhecida de há muito por todos os responsáveis - mas sem que ninguém a denuncie e altere, continuando a gastar-se a dobrar com resultados de ineficiência também a dobrar!
É um bom exemplo para suscitar no novo blog Despesa Pública, "mano pedro"... fica a sugestão.

assertivo disse...

no comentário anterior queria dizer "bem esgalhado" ESTE COMENTÁRIO!