09 junho 2005

Mais uma vaga para o STJ?

Esta é uma dúvida que inquieta quem está à beira de aceder ao Supremo e que encontrará resposta quando, chegado de Macau, o Ministro da Justiça decidir se o juiz conselheiro Santos Cabral se mantém à frente da Polícia Judiciária, ou se quer mesmo fazer a “sua” polícia.

Como já se sabe há alguns dias, prepara-se nova remodelação na Direcção da Polícia Judiciária:
- Teófilo Santiago está indigitado para o lugar de Agostinho Torres, o juiz desembargador que há poucos meses Santos Cabral convidara para substituir Ferreira Leite na Direcção Central de Combate ao Banditismo(DCCB), e que foi uma surpresa apenas por se ter mantido tanto tempo naquele lugar;
- Victor Guimarães, Procurador da República no Círculo Judicial de Santa Maria da Feira, magistrado conhecido pelo seu profissionalismo e competência, está indigitado para substituir o elefante que Santos Cabral teve de engolir quando aceitou o lugar por que esperava havia alguns anos - o director do Porto, juiz Ataíde das Neves, que ficou conhecido sobretudo no tempo da colaboração com as trapalhadas de Adelino Salvado, e que afastou Teófilo Santiago de subdirector, por razões que ficaram ainda mais claras na inolvidável conferência de imprensa dada pelo próprio Ataíde das Neves.
- Carlos Farinha, que foi nº2 de Maria José Morgado na Direcção Central de Investigação e Combate à Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF) e foi despachado por Salvado ainda mais cedo do que a própria, está à espera de substituir Ramos Caniço, um outro profissional da polícia na direcção nacional, mas tarda o agrément da tutela.

O que se começa a ouvir, cada vez com maior insistência, é que Alberto Costa vai aproveitar esta oportunidade para mudar o Director da Polícia Judiciária, que não foi por ele escolhido e que, em 10 meses, já é a segunda remodelação que tem de fazer.
Se assim for, aceitam-se palpites sobre quem será o novo Director, não nos parecendo que o Ministro vá chamar gente próxima do seu rival António Costa...

3 comentários:

josé disse...

Se, conforme dizem alguns, a maçonaria e a opus dei, dominam o poder judicial, que haveremos de pensar da nossa mais importante polícia, cujos dirigentes são nomeados, segundo critérios de competência e... fidelidade?!

Alguém nos quererá mostrar a luz do caminho do bem?

Primo de Amarante disse...

Viva a Tânia! As minhas saudações republicanas pelo seu trabalho de jornalista no Marco.

Primo de Amarante disse...

Tania, vou passar a enviar-lhe o "Notícias do Marco" um jornal que criei hà 4 anos, depois de saber que o dito me tinha posto uns jagunços à porta de casa para me baterem. O "Notícias do marco" deveria sair mensalmente, mas só sai, quando há dinheiro. Esgota-se logo, mas poucos o pagam.
Só fiz o jornal para demonstrar que não lhe tinha mêdo, mas, por vezes, só Deus sabe!...
A pouca gente lhe passa pela cabeça o que significa enfrentar o "bicho". Dia 20 é o meu dia "D". O Julio Roldão conta-lhe.