29 janeiro 2006

Neve


Nevou em todo lado. Em Trás-os-Montes, em Lisboa, em Évora (foto) e até no Algarve. No Porto, não. Apenas sol e frio. Não há dúvida: o Porto está cada vez menos influente.

3 comentários:

M.C.R. disse...

Esta história da neve no Porto tem os seus quês. Explicando-me: num longínquo ano dos finais de 50 estava eu internado no colégio Almeida Garrett devido a uma pequena polémica sobre as liberdades que se concedem á juventude liceal. Do colégio AG, como de qualquer outro, julgo, era possível fugir por umas janelas de um segundo andar que davam para uma estreita platibanda onde, com o risco de vida (ainda por cima de noite), se passava a uma sala de piano e daí, em bicos de pés, a um corredor de quartos de professores e finalmente a umas escadas. No fim destas escapulíamos pelos recreios e saltávamos um muro até à liberdade. Ora, foi num desses dias do inverno de 59 que, pelas duas da manhã, nevou na cidade.
Claro que, no dia seguinte, logo pelo pequeno almoço, um dos do grupo excursionista declarou que nevara. Como já não havia vestígios de neve fácil foi ao director perceber que houvera uma evasão daquele bem guardado campo de concentração pelo que não só se extremaram as medidas de vigilãncia como se postaram uns mirones em vários pontos do colégio. Fomos, claro, miseravelmente caçados na platibanda estreita a que até um cegueta com 14 dioptrias se atrevia...
Um desastre.
Vi depois muita neve, na Alemanha, onde por duas vezes estudei vagamente alemão. Fartei-me dela e sobretudo da lama que depois de usar o sal se forma. A neve só tem graça em postais. Ou quando estamos bem quentinhos em casa.
Mas de facto não nevar no Porto e ainda por cima ver o clube de futebol da caça empatar é o que se chma um "bloody sunday".

jcp (José Carlos Pereira) disse...

E a neve na Figueira? Não há estórias com neve para contar?

M.C.R. disse...

JCP não seja impaciente. com neve e muita há uma história passada na Baviera. Aguente homem!