26 março 2006

Dá que pensar, não?

Notícia PD: Cristão escapa à morte por «incapacidade mental» - Supremo Tribunal afegão interrompeu processo do muçulmano convertido ao cristianismo



O Supremo Tribunal afegão decidiu interromper o processo do muçulmano convertido ao cristianismo, que se arrisca a ser condenado à morte por isso, levantando-se agora a hipótese do arguido ser libertado por «incapacidade mental».
«Os parentes dizem que Abdul Rahman não tem todas as suas capacidades mentais, que ele é louco. Ele próprio diz ouvir "vozes estranhas na cabeça". Remetemos o processo para o procurador-geral para uma investigação aprofundada», disse o porta-voz do Supremo Tribunal, Wakil Omari.
Abdul Rahman, 41 anos, foi detido há três semanas em Cabul por, há 16 anos, quando trabalhava no Paquistão, ter abandonado o Islão e adoptado o cristianismo, um acto passível da pena de morte, segundo a «charia», a lei islâmica em vigor no Afeganistão.
(...)
O caso tem suscitado intervenções ocidentais pedindo clemência para o arguido. O Papa Bento XVI pediu, sábado, ao presidente Karzai que agracie Abdul Rahman e, hoje, ao rezar o Angelus, no Vaticano, manifestou «solidariedade» com os cristãos «perseguidos pela sua fé», bem como com aqueles que vivem em países onde «a liberdade religiosa não existe».

2 comentários:

M.C.R. disse...

A rapidez papal ede vários políticos ocidentais bem como de muita gente contrasta fortemente com o "arrastar de pés" quanto à defesa de publicar uns pobres desenhos que afinal não visavam senão a intransigência de grupos muçulmanos face a uma qualquer crítica...

M.C.R. disse...

A julgar pelo que se vai vendo e ouvindo, até na américa é dificil separar a Igreja do Estado...